As inscrições para a Caminhada Internacional da Juruba se encerram às 18 horas desta sexta-feira (15/08). Até o momento, 180 pessoas já garantiram presença em mais uma edição do evento, que acontece no domingo. Além de Apucarana, os inscritos são de Jardim Alegre, Londrina, Maringá, Curitiba e Bataguassu (Estado do Mato Grosso do Sul). A caminhada é uma promoção da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap), em parceria com o Instituto Emater, e conta ainda com o apoio de diversos órgãos municipais e entidades ligadas aos circuitos de caminhadas.

“Entre as pessoas inscritas está o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, que virá a Apucarana junto com uma comitiva de seis pessoas”, cita a professora Maria Agar Borba Ferreira, diretora-presidente da Funcap. De acordo com ela, a Caminhada Internacional da Juruba é credenciada pela ONG Anda Brasil, tem a chancela da Federação Internacional dos Esportes Populares e faz parte do projeto do governo estadual Caminhadas na Natureza do Paraná.

Conforme Maria Agar, a inscrição é gratuita, enquanto as refeições oferecidas durante o trajeto são por adesão, ao custo de R$ 8 (café da manhã) e R$ 20 (almoço). “A alimentação deve ser paga antecipadamente via depósito e a inscrição deve ser feita pelo sitewww.ecobooking.info, onde a pessoa vai encontrar todas as orientações”, informa a diretora-presidente da Funcap.

Samara Oscar, diretora municipal de Turismo, reforça que os caminhantes devem fazer a inscrição pelo site, efetuar o depósito e levar o comprovante na Fundação até às 18 horas desta sexta-feira, para a retirada dos cartões de alimentação e crachá de participação. “Não serão vendidos cartões de alimentação no dia do evento”, completa Samara.

O percurso da caminhada será de 11 quilômetros e a concentração dos participantes está prevista para acontecer a partir das 7h30 do domingo, na Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata). “Entre os atrativos do roteiro estão doces e outros produtos da agricultura familiar, passagem pelo pesque e pague Suguiura, Estação Mina D’Água e Parque Ecológico da Raposa”, conta a diretora municipal de Turismo.

O Circuito da Juruba tem o apoio das autarquias municipais da Educação (AME) e da Saúde (AMS), Secretaria Municipal da Agricultura, Guarda Municipal de Apucarana (GMA), Rede TRAF (Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar), Corpo de Bombeiros e escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Mais informações na Funcap, pelo telefone 3423-2944 ou pelo e-mailcaminhadas.apucarana@gmail.com.

Publicações Recomendadas