Em Assembléia Geral Extraordinária do Consórcio Paraná Saúde, realizada nesta quarta-feira (09/04) em Curitiba, com a presença de 82 prefeitos e secretários municipais de saúde, o prefeito de Apucarana, médico Beto Preto (PT), foi eleito conselheiro do órgão.

Beto foi indicado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), por meio do seu presidente, Luiz Lázaro Sorvos, como representante da AMP no consórcio. Sorvos justificou a indicação pela experiência do médico Beto Preto, que já presidiu o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e a diretoria do Conselho nacional de secretários municipais de saúde, além de uma diretoria do Ministério da Saúde.Ele também somava apoio da 16ª e da 22ªregionais de saúde e da Amuvi. Contudo, durante a plenária do consórcio, surgiu o interesse de outros dois prefeitos e, diante disso, Beto Preto decidiu retirar sua indicação. Como não houve consenso, a maioria dos prefeitos e secretários presentes insistiu para que o prefeito de Apucarana, mantivesse seu nome na disputa. E, em votação direta, Beto Preto obteve 56 votos, contra 14 do prefeito de Uraí, e 12 do prefeito de Matelândia.

Com o resultado, a partir de agora, o prefeito de Apucarana passa a integrar o Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde, entidade que reúne 393 dos 399 municípios paranaenses. Criado há 15 anos, o consórcio tem a sua atuação focada na economia de escala em favor dos municípios, na compra de remédios e insumos na área de saúde.

“Nos últimos anos, apesar da significativa economia assegurada na compra conjunta de medicamentos e insumos, Apucarana havia deixado de fazer parte do consórcio”, revela Beto Preto. Ele lembra que, já em 2013, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, e os vereadores aprovaram a reinserção de Apucarana no Paraná Saúde. “O Paraná Saúde é um instrumento de avanço neste campo e tenho convicção de pode contribuir ainda mais para melhorar o atendimento aos cidadãos que precisam do SUS”, avalia Beto Preto.

Publicações Recomendadas