Cinco escolas da rede municipal de Apucarana e o Lar Sagrada Família (Abrigo do Menor) foram contemplados por um projeto educativo, desenvolvido pela editora Evoluir Cultural em parceria com as Casas Pernambucanas, e receberam essa semana um exemplar do Baú das Artes, que é uma brinquedoteca composta por diversos materiais pedagógicos, como instrumentos musicais, cenários, fantoches, jogos, ferramentas para jardinagem e livros infanto-juvenis.
A entrega oficial foi feita, na manhã desta quinta-feira (28/05), na Escola Senador Marcos de Barros Freire, no Jardim Ponta Grossa, e contou com a presença da diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professora Marli Fernandes, do gerente das Casas Pernambucanas de Apucarana, César Augusto Ferreti, e das representantes da editora Evoluir Cultural, Thaís Buratto e Cláudia Diogo.
Além da Escola Senador Marcos de Barros Freire, os outros quatro estabelecimentos municipais de ensino beneficiados com o presente foram a Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira (Núcleo Dom Romeu Alberti), a Escola Dr. Joaquim Vicente de Castro (Vila Santa Rosa), a Escola Fernando José Acosta (Jardim Monções) e a Escola João Antonio Braga Côrtes (Vila Formosa). Juntas, as instituições atendem a aproximadamente 1.800 alunos, matriculados na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
A diretora-presidente da AME, Marli Fernandes, agradeceu a iniciativa da editora e da loja de departamentos. “Esse projeto é muito bem vindo porque ele vem ao encontro daquilo que nós pensamos sobre a educação integral, ou seja, para que ela aconteça de fato, é preciso que as escolas possuam uma estrutura física adequada e os professores contem com equipamentos condizentes. O prefeito Beto Preto tem investido nesses quesitos, reformando e ampliando os prédios escolares, trocando a mobília das salas de aula, melhorando a merenda e o transporte escolar e adquirindo materiais pedagógicos e esportivos modernos. E o Baú das Artes será um reforço nesse conjunto”, disse.
A representante da Evoluir Cultural, Thaís Buratto, explica que o projeto Baú das Artes foi criado em 2011 e, desde então, já doou cerca de 600 brinquedotecas para escolas de todo o país. “O nosso objetivo com o seu desenvolvimento é fortalecer o brincar e inserir as atividades lúdicas no cotidiano das escolas, sendo o baú mais uma ferramenta de apoio pedagógico ao professor”, disse.
As seis brinquedotecas entregues em Apucarana foram patrocinadas pelas Casas Pernambucanas. “A iniciativa é parte de um trabalho de voluntariado que a nossa empresa executa há anos na cidade, pois acreditamos que investir na educação e na cultura é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ficamos felizes em poder oferecer esse recurso a parte das escolas municipais e ao Abrigo do Menor”, afirmou.
A editora Evoluir Cultural ainda realizou um workshop, nesta quinta-feira, para os educadores das instituições beneficiadas, visando ensiná-los a utilizar adequadamente todos os instrumentos contidos no Baú das Artes.