O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quarta-feira (31/08) o andamento das obras de implantação de novas adutoras para captação de água junto ao Rio Caviúna na região do Patrimônio Rural do Barreiro. Executado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a prefeitura, o serviço faz parte de um pacote de investimentos na ordem de R$22 milhões que irá garantir aumento da capacidade de captação em pelo menos 15%. “As obras estão avançando neste momento com a implantação de 10 quilômetros de adutoras que levarão a água, aqui da região do Barreiro, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na Vila Regina”, explicou o prefeito Júnior da Femac em vistoria aos trabalhos.

O projeto contempla ainda a implantação de três poços artesianos e a construção de um reservatório com capacidade para 500 mil litros. “Trata-se de um planejamento que visa garantir o fornecimento ininterrupto de água à população, indústrias e comércios. Um plano técnico de expansão definido para que não falte água em Apucarana nos próximos anos”, reforçou o prefeito.

A Estação de Tratamento da Vila Regina também será ampliada e modernizada. “São investimentos que serão feitos nesta região, mas que aumentarão a capacidade do sistema em toda a cidade”, esclarece Júnior da Femac.

A partir do aumento da capacidade de captação, Sanepar e prefeitura mantém investimento simultâneo de mais R$20 milhões em obras que vão duplicar a capacidade de reservação de água em Apucarana, passando dos atuais 8 milhões de litros para 18 milhões de litros. “Estão sendo construídos quatro novos reservatórios de água, sendo o maior na Rua Galdino Gluck Júnior, com capacidade para 4 milhões de litros. Outros três, cada um com capacidade de 2 milhões de litros, são no Jardim Tibagi, outro na Vila Regina e mais um na região do Parque Jaboti”, detalha o prefeito.

Júnior da Femac pontua que tantos as obras de expansão da captação, quanto de reservação da água são demoradas e envolvem um grande número de máquinas e operários em vários pontos da cidade. ‘Tudo estará sempre bem sinalizado, para segurança dos trabalhadores e da população, mas pedimos a compreensão da população para os inevitáveis transtornos que obras desta dimensão ocasionam. São investimentos necessários e importantes para que a concessionária possa continuar prestando um serviço de qualidade”, disse.