A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove nesta sexta-feira (28/03), às 19h30, no polo da UAB, palestra sobre a “Terapia Larval”. O evento voltado aos profissionais de saúde visa desmitificar a terapia de tratamento de feridas com larvas de moscas para futura implantação nos atendimentos da rede pública de saúde do município.
Pouco conhecido do Brasil, a terapia que será apresentada em Apucarana promete revolucionar o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Terapia larvalé um tipo debioterapiaque envolve a introdução intencional delarvasvivas desinfectadas em tecidos humanos ou animais feridos (como a pele) com a proposta de seletivamente limpar somente o tecidonecrótico(morto) da ferida, melhorando a cura. Isso ocorre porque as larvas se alimentam somente do tecido necrótico.
A palestra “Terapia Larval: Evitando Amputações e Salvando Vidas” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há 38 anos lecionando e pesquisando em universidades federais, Carlos Brisola Marcondes possui graduação em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1973), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1997).
Em seu currículo constam cerca de cem trabalhos científicos. É autor dos livros “Entomologia Médica e Veterinária”, “Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes”; e “Terapia Larval: de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças”. INFORMAÇÕES: tatibalu@hotmail.com