A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) acaba de receber o primeiro lote de medicamentos adquirido através do Consórcio Paraná Saúde, que reúne 393 dos 399 municípios paranaenses, e do qual o prefeito Beto Preto é conselheiro. Criado há 15 anos, o consórcio tem a sua atuação focada na significativa economia na aquisição em conjunta de remédios e insumos na área de saúde.

Ao custo de R$ 67 mil, a saúde do município adquiriu 34 itens entre anticoncepcionais, antibióticos, analgésico, diurético, psicotrópicos, remédios para mal de parkinson, diabetes, hipertensão, testes para glicemia, entre outros. “O estoque de remédio da AMS está regularizado. Não falta nenhum tipo de medicamento. De acordo com ele, o novo sistema de almoxarifado trabalha com uma margem de segurança, prevendo possíveis atrasos de entrega por parte dos fornecedores. Os pedidos são feitos trimestralmente, mas temos um estoque suficiente para até cinco meses”, informa Alex Sandro Meredick, supervisor geral da Divisão de Almoxarifado Central da AMS.

Apesar de ainda estar recebendo o lote atual, Meredick encaminhou hoje um novo pedido de medicamento da AMS, desta vez envolvendo recurso bem maior, no valor de R$ 246.430,19, para compra de 64 itens, com previsão de entrega para 45 a 60 dias.
“Nos últimos anos, apesar da significativa economia assegurada na compra conjunta de medicamentos e insumos, Apucarana havia deixado de fazer parte do consórcio Paraná Saúde”, revela Beto Preto. Ele lembra que, já em 2013, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, e os vereadores aprovaram a reinserção de Apucarana no consórcio. “O Paraná Saúde é um instrumento de avanço neste campo e tenho convicção que vai contribuir ainda mais para melhorar o atendimento aos cidadãos que precisam do SUS”, avalia Beto Preto.


Publicações Recomendadas