Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Autarquia de Educação, em parceria com as secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Humano, promoveu uma homenagem a todas as servidoras da sua pasta. O evento, intitulado de Noite da Mulher Educadora, aconteceu ontem (09/03) no Cine Teatro Fênix.
Click nos links de áudio acima
Cerca de 90% dos 1.370 colaboradores da Autarquia Municipal de Educação são mulheres. A maioria, professoras, diretoras, coordenadoras, orientadoras, secretárias, zeladoras, merendeiras, nutricionistas e psicólogas que atuam nas sessenta unidades municipais de ensino, no Centro de Apoio Multidisciplinar Escolar (CAME), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no próprio prédio da Autarquia.
Durante o mês de fevereiro, cada escola e CMEI da rede municipal elegeu uma servidora para representar as demais e receber, na noite de ontem, a placa de honra ofertada pela Autarquia de Educação. Os critérios da seleção foram definidos individualmente pelas instituições e foram desde a funcionária mais antiga até a mais carismática.
De acordo com a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, a singela homenagem foi a forma encontrada de dizer que o papel das mulheres no ensino apucaranense é motivo de orgulho. “Foi um momento de confraternização e de valorizar o trabalho que cada uma desenvolve na educação municipal”, afirmou.
No mesmo sentido, o prefeito Beto Preto também exaltou o empenho diário das servidoras na formação cidadã de mais de dez mil alunos. “Essas mulheres são guerreiras e estão fazendo a diferença no ensino apucaranense. Que Deus as abençoe e que juntos possamos dar continuidade a esse trabalho de levar conhecimento aos filhos e filhas da nossa cidade”, acrescentou.
Lotada na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, a merendeira Margarete Aparecida Correia foi uma das homenageadas. Emocionada, ela agradeceu às colegas de trabalho pela escolha do seu nome. “É uma honra e eu estou muito feliz dos meus amigos terem se lembrado de mim. Eu não esperava. No trabalho, a gente forma uma segunda família”, concluiu.
Apresentações artísticas das academias de música Johann Sebastian Bach e de dança Oficina do Corpo ainda abrilhantaram a noite.