Duzentas e quarenta pessoas, entre professores, estudantes de licenciatura e membros da comunidade, inscreveram-se para participar das formações, de nível básico e intermediário, em Língua Brasileira de Sinais, que estão sendo ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação. A aula inaugural dos cursos foi realizada na noite de ontem (27/3), no Cine Teatro Fênix.

O prefeito Junior da Femac destacou que a disciplina de Libras foi implantada no currículo da rede municipal apucaranense no ano passado, contemplando todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Desde 2015, nós já proporcionamos essa formação aos profissionais da educação, visando capacitá-los para replicar o conhecimento nas salas de aula. A novidade agora é a abertura do curso para a comunidade em geral, pois os estudantes também precisam se comunicar com os pais, familiares, vizinhos e amigos. O nosso objetivo é tornar a sociedade cada vez mais inclusiva,” afirmou.

Para o desenvolvimento dos cursos básico e intermediário de Libras, o Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME) da Autarquia Municipal de Educação mantém parceria com o polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo da UAB), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Centro de Apoio ao Surdo (CAS – Regional Norte). “As formações começaram ontem e seguem até junho. Com a implantação de mais essa disciplina no currículo, os estudantes passaram a aprender quatro línguas nas escolas municipais de Apucarana: Português, Inglês, Espanhol e Libras,” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.

Libras é a língua oficial da comunidade surda no Brasil. “Uma cidade só é boa para se viver quando todos os cidadãos sentem-se incluídos e valorizados. Parabéns à equipe da Autarquia Municipal de Educação pela idealização de mais este importante projeto,” congratulou o vice-prefeito Paulo Vital.

“O trabalho que a secretária Marli Fernandes e a equipe dela vêm realizando é de excelência. E eu digo isso com propriedade, pois a minha esposa é professora da rede municipal de educação e o meu filho, que possui altas habilidades, estuda na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes. Então, eu acompanho tudo de perto,” disse o técnico do Núcleo Regional de Educação (NRE), José Carlos dos Santos, que representou no ato o chefe, Vladimir Barbosa da Silva.

Na noite de ontem (27/3), no Cine Teatro Fênix, a Autarquia Municipal de Educação também apresentou o refrão do Hino de Apucarana na Língua Brasileira de Sinais. “Atendendo a um pedido nosso, os surdos do CAS-Regional Norte estão realizando um trabalho de catalogação dos sinais do Hino de Apucarana. Após concluído, nós pretendemos oficializar a versão por meio de lei e incluí-la na matriz curricular da rede municipal de educação,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

Participaram também da aula inaugural dos cursos de Libras, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira; o secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto; o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários, José Airton Deco de Araújo; o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ivanildo da Silva; o chefe da 15º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Fernando Garcia Algarte; o coordenador do Centro de Apoio ao Surdo (CAS-Regional Norte), Júlio Carmona; a coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo da UAB), Sueli Gonçalves; a coordenadora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), Léia Sofia Viale; e as tutoras do curso de Licenciatura em Letras Libras da Unioeste, Neide Sigora e Ana Maria Bergossi.