Começou na manhã desta terça-feira (22/09) a disputa das provas do atletismo, na pista e plataformas de saltos e arremessos do Complexo Esportivo Lagoão, em Apucarana. As disputas integram os 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) – categoria “A” e a primeira final do atletismo ocorreu no lançamento de dardo feminino, que teve a participação de 11 atletas. A vencedora foi Giovanna Guimarães Braga e Silva, do Colégio Estadual Byington Junior, de Maringá, que atingiu a marca de 37,66 metros. O segundo lugar foi conquistado por Natiely Gauze de Souza, de Paranavaí, com 35,87 metros, enquanto o terceiro lugar ficou com Jéssica Aparecida Drey, de Porto Vitória, com 31,26 metros.
Estão participando das provas de atletismo, que prosseguem até sexta-feira no “Lagoão”, 728 atletas nas provas regulares e mais 256 portadores de necessidades especiais (ACD). “A Apae de Apucarana está sendo representada por seis atletas, que disputam a categoria C (acima de 18 anos), todos no masculino, nas provas de arremesso de peso, lançamento de dardo, 100 metros rasos e salto em distância”, informa Odirlei Vinicius dos Santos, professor de educação física da Apae de Apucarana.
Já nas provas regulares, Apucarana conta com a participação de 17 atletas, sendo 13 no masculino e 4 no feminino. “Apucarana terá atletas disputando provas de 100, 200, 400, 800 e 3.000 metros rasos, nos 110 e 100 metros com barreira, salto em distância, lançamento de disco e de dardo, arremesso de peso, revezamento medley e no octatlo”, cita Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário municipal de Esportes e Lazer.
O Complexo Esportivo Lagoão, que foi totalmente revitalizado, está recebendo revelações do atletismo, como Victória Nieradka Violante, de 17 anos, que é campeã mundial no salto triplo. A façanha foi alcançada em maio, quando ela participou junto com outras 24 atletas brasileiras do Mundial Escolar de Atletismo, disputado na China. “Eu consegui melhorar a minha marca, pulando 12 metros e 31 centímetros no Mundial da China. Estou treinando forte, em busca do sonho de um dia representar o Brasil nas Olimpíadas”, assinala Victória, que nos JEP’s representa o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu.

Publicações Recomendadas