Como parte da programação da Semana Nacional de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança de Apucarana, a Secretaria Municipal da Assistência Social entregou hoje cinco brinquedotecas destinadas a crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e os quadro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Cada brinquedoteca contém 47 itens como teatro de fantoches, tapete e jogos pedagógico, cantinho da leitura, quebra cabeças, blocos lógicos, dominó gigante, jogos de argola, bambolê, futebol de botão, mosaicos, jogo da velha, alfabeto silábico, encaixe o alfabeto, xadrez escolar tabuleiro, entre outros materiais.
“A atividade desenvolvida com esse material facilitará o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças e adolescentes, além de trabalhar o lúdico de forma concreta. O material ainda é um atrativo para que as crianças se sintam protegidas e seguras nos atendimentos direcionados ao fortalecimento de vínculos afetivos e familiares”, explica a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.
Segundo Márcia, o espaço da brinquedoteca também será utilizado para atividades conjuntas entre as crianças e seus familiares, trabalhando suas potencialidades, identificando suas vulnerabilidades e prevenindo situações de risco. “É mais uma ferramenta para aproximar a família do serviço e proporcionar as crianças um espaço acolhedor”, complementa Márcia.
A solenidade de entrega das brinquedotecas reuniu representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA). Na ocasião, as coordenadoras dos CRAS receberam o material para sua utilização de imediato nos atendimentos prestados as crianças, adolescentes e seus familiares. A aquisição cinco brinquedotecas envolveu recursos do governo federal, através do Fundo Nacional de Assistência Social.
A programação da Semana de Combate a Violência Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMCDCA), tem prosseguimento amanhã (21), a partir das 14 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), quando a delegada adjunta da 17ª Sub-divisão Policial, Iani Cardoso do Nascimento, profere palestra sobre o tema “Realidade Infantil – Desafios e Perceptivas frente ao crime de Abuso Sexual.
Já na sexta-feira (22), das 8 às 17 horas, também no polo da UAB, acontece a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência terá como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, e acontece no salão de eventos Espaço e Festa, na Rua Clotário Portugal, 149, Barra Funda. A inscrição para a conferência pode ser feita através do site www.cmdcaapucarana.info.
Para marcar o encerramento da semana, no sábado (23), das 13 às 16h30, na Avenida Aviação, uma quadra após o canteiro de obra da Escola Municipal Fernando José Acosta, será promovido o evento “Rua de Recreio. Os eventos de 21 e 22 de maio serão certificados. Mais informações no CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social pelo telefone 3422-9357 ou no site www.cmdcaapucarana.info.