Com a presença de secretários municipais, o prefeito Beto Preto (PT) concedeu nesta segunda-feira (22/07), no gabinete municipal, posse aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2013 – 2015. Paritariamente, são sete conselheiros titulares e sete suplentes representantes da sociedade civil (usuários, entidades sociais e trabalhadores da área), e do poder público (assistência social, saúde, educação, fazenda, secretaria da Mulher e Assuntos da Família).

Todos foram eleitos durante a 9ª Conferência Municipal da Assistência Social, realizada no início deste mês. “A partir de agora todos têm uma missão muito importante, que é a de promover a participação popular, ações descentralizadas e proposições que garantam a aplicação efetiva do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com união, espero que atuem para que as discussões não se fechem e se engessem em reuniões mensais com pouco ou nenhum envolvimento. A função do conselho é estar sempre junto aos assuntos importantes e não de discussões periféricas”, disse o prefeito.

Ele usou o exemplo da assistência social para destacar a importância dos conselhos municipais para a promoção das políticas públicas e reafirmou o compromisso de viabilizar a “sala dos conselhos”. “Será uma estrutura única para atender a todos. Haverá uma secretaria executiva que vai gravar todas as reuniões, passar em ata para tudo aconteça com maior rapidez e objetividade e os trabalhos tenham a continuidade necessária”, comentou Beto.

Segundo a superintendente da Assistência Social, Suely Kaminski, a primeira reunião do conselho acontece já na próxima semana, quando serão colocadas em pauta aprovação de convênio com o Governo Federal para mais um CRAS para Apucarana e também resoluções do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Publicações Recomendadas