Proprietários de imóveis em Apucarana que estão com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em atraso, referente ao exercício fiscal de 2014, têm até o dia 31/03 para aproveitarem uma nova chance de pagamento, antes que a dívida com o fisco municipal fique ainda maior com a chegada do imposto 2015, cujo lançamento está previsto para o mês de maio. O boleto para quitação do valor devido, atualizado com juros e multas previstos em lei, foi reimpresso e está chegando nas residências dos cerca de 15,3 mil contribuintes inadimplentes.

Click no link de áudio acima

O documento é acompanhado de uma carta da prefeitura, onde a Secretaria da Fazenda relata as mais recentes conquistas do município, destacando a criação da Região Metropolitana de Apucarana, e lembra que com os recursos do IPTU a administração executa obras e serviços públicos. “Nos últimos meses estamos mantendo diversas frentes de trabalho, asfalto novo, revitalização e conservação das vias, praças, cemitério e calçadas, além de significativos investimentos na saúde e na educação. Por isto precisamos que todos os cidadãos estejam em dia com o pagamento de seus impostos. O dinheiro entra no caixa municipal e volta para o cidadão, em forma de uma sociedade com serviços públicos mais abrangentes e de maior qualidade”, relata o prefeito Beto Preto (PT).

A estimativa, segundo o secretário Marcello Augusto Machado, é de que a prefeitura tem a receber, de recursos em atraso referentes a 2014, cerca de R$5,5 milhões. Na carta que acompanha o boleto atualizado, o contribuinte encontra todas as orientações para o pagamento, que poderá ser feito, até o dia 31, nos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, agências do Correios, e ainda na rede de lotéricas. “Tomamos o cuidado de atualizar o valor devido para evitar que a pessoa tenha que vir até o prédio da prefeitura para recalcular. Esperamos que a oportunidade seja aproveitada por todos”, disse Machado.

Em caso de dúvidas, o contribuinte deve ligar para a central de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. “Por força da lei de responsabilidade fiscal, todo final de ano a prefeitura é obrigada a ajuizar débitos vencidos e isto, muitas vezes, faz com que as custas do processo fiquem mais caras que o próprio imposto devido, por isto este apelo, para que as pessoas compareçam para acertar. Nossa equipe está à disposição para negociar um parcelamento, se necessário. A pessoa será sempre bem atendida”, relata o secretário, lembrando que a administração tem colocado em prática uma série de esforços no sentido de possibilitar a regularização fiscal do contribuinte junto ao tesouro municipal. “Neste dia 31 também encerra o prazo para saldar dívidas municipais vencidas até 2013, dentro do Refis. Balizado por lei aprovada pelos vereadores, o desconto com juros e multas pode chegar a 100%, dependendo a opção de pagamento feita pelo contribuinte”, informa Machado. O plantão do Refis, que também funciona nos sábados e domingos em horário especial, fica na Avenida Curitiba, Barra Funda, próximo à Padaria Pão Quente.

IPTU 2015
– Os carnês do IPTU 2015 devem começar a chegar nas casas dos contribuintes, com endereço atualizado junto à prefeitura, já no próximo mês. Assim como no ano passado, estão sendo emitidos cerca de 53 mil documentos. A data de vencimento e o valor do desconto para pagamento à vista ainda estão sendo definidos pela prefeitura. A novidade deste ano é que o pagamento do imposto poderá ser feita em toda a rede bancária. Mais informações pelo telefone 3422-4000.

Publicações Recomendadas