Apucarana foi escolhida pela Fibrenamics, plataforma multidisciplinar de inovação e pesquisa da Universidade do Minho (UNMinho/Portugal) para instalar sua primeira sede fora da Europa. Atraída pelo campus Apucarana da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e lincada ao Projeto Conecta Apucarana, a chegada da Fribrenamics Brazil ao município contará com apoio da Prefeitura de Apucarana que, inicialmente irá disponibilizar um espaço para implantação do centro de inovação e pesquisa.

O apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego foi fundamental para a oficialização do anúncio, feito nesta quinta-feira (22/04) pelo prefeito Júnior da Femac no gabinete municipal, durante reunião com representantes da UTFPR, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), do Projeto Conecta Apucarana, Sebrae e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Segundo o coordenador local da plataforma e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Apucarana, professor Aloysio Gomes de Souza Filho, a Fibrenamics hoje é uma iniciativa de sucesso e reconhecimento em toda a Europa.

“Agora inicia seu processo de internacionalização e Apucarana ser escolhida para ser sede da Fibrenamics Brazil é uma oportunidade sem precedentes. Certamente vai gerar grandes oportunidades para a indústria de Apucarana, que vai ganhar em pesquisa e inovação”, anunciou o professor, que nos últimos anos participou ativamente de ações da Fibrenamics em Portugal. “A implantação da sede em Apucarana tem a parceria da UTFPR, da Acia, Sebrae, Conecta e agora o apoio muito importante da prefeitura, através do prefeito Júnior da Femac”, disse o Filho.

O coordenador local da Fibrenamics fez uma apresentação detalhada da plataforma ao prefeito Júnior da Femac. “Trata-se de uma iniciativa premiada na Europa, com produtos inovadores em fibras patenteados em diversas áreas, como arquitetura, construção civil, esportes, medicina, segurança, transportes, têxtil, dentre outros, e muitos projetos em andamento, que agora chega ao Brasil através de Apucarana para trabalhar a pesquisa e a inovação junto à indústria brasileira, notadamente no setor têxtil e da confecção”, pontuou o professor Aloysio Filho, da UTFPR. Ao todo, são 45 patentes e produtos inovadores com sucesso no mercado. “Como materiais de proteção na pandemia, roupa interior para incontinentes, além de portas antifogo, ruído e micróbios, equipamentos de proteção das Forças Armadas de Portugal, pijamas para acamados e meias com eletroestimulação”, exemplificou Filho.

A escolha por Apucarana, frisa o prefeito Júnior da Femac, simboliza a importância e a grandeza do setor da confecção. “A Fibrenamics não definiu nossa cidade por acaso. Aqui temos a UTFPR com cursos de qualidade voltados ao setor, empresas que têm vocação para a inovação e matéria-prima abundante. Vamos agora buscar um local apropriado para a sua sede”, confirmou o prefeito.
O presidente da Acia, Vanderlei Faganello, avalia que a partir da Fibrenamics Brazil Apucarana vai vivenciar um novo patamar. “Uma conquista que vai oportunizar intercâmbio de tecnologia, dar maior visibilidade à cidade como polo nacional do setor, possibilitando aos empresários apucaranenses saírem sempre na frente, criando e sendo melhores do que outros do país”, disse.

O diretor-geral da UTFPR de Apucarana, professor Marcelo Ferreira da Silva, enalteceu o fato de Apucarana ser a primeira sede no processo de internacionalização da plataforma. “Seremos a primeira cidade fora da Europa a receber um polo da Fibrenamics, que chega com toda a sua expertise. Trata-se de uma conquista de todos, de professores da UTFPR que estiveram em Portugal fazendo doutorado, dos acadêmicos, da Acia, Sebrae, Conecta, empresariado e do poder público”, disse Silva.

O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, diz que com a confirmação da chegada da Fribrenamics, Apucarana se posiciona como polo de transferência de tecnologia para o Brasil e para a América Latina. Membro da Governança do Conecta Apucarana, Tiago Ribeiro, avalia que a plataforma vai facilitar o acesso à tecnologia de ponta. “A Fibrenamics, através do trabalho de seus pesquisadores europeus, já possui todo um know-how no trabalho com resíduos têxteis e fibras, que vai agregar muito à indústria brasileira, possibilitando ao empresário local acesso à tecnologia de ponta”, disse.

Em parceria com a UTFPR de Apucarana, a plataforma já vem realizando no Brasil uma série de fóruns de discussão sobre inovação e pesquisa através de “lives”. Os empresários interessados podem acompanhar a agenda pela rede social facebook no endereço: https://www.facebook.com/Fibrenamics. O roadshow virtual sobre fibras naturais e as suas aplicações mostra os 10 anos do projeto em Portugal.