Ao lado do chefe do Depósito Central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), farmacêutico Lucas Liberati, do coordenador da Vigilância Sanitária da AMS, Nelson Jorge Capelari Capelari e do secretário de Gestão Pública Nicolai Cernescu Júnior, o prefeito Júnior da Femac anunciou nesta terça-feira (24/03) a compra, em caráter emergencial, de 50 mil frascos de sabonete líquido de 500 mililitros que serão distribuídos para a população.
Os critérios para repasse dos produtos ainda serão definidos pela administração municipal. “As mãos são grandes vetores de transmissão do novo coronavírus e lavá-las frequentemente com água corrente e sabão é fundamental para vencermos essa guerra, por isso determinei a compra deste grande lote de sabonete líquido para atender a nossa população”, anunciou o prefeito Júnior da Femac.
Durante o seu pronunciamento, transmitido ao vivo pelo facebook oficial da Prefeitura de Apucarana (https://www.facebook.com/prefeituradeapucarana), Júnior reiterou ainda que já está em andamento a compra, dentro dos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, de 100 mil máscaras descartáveis para serem utilizadas pelos agentes de saúde, assistência social, Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de fiscalização.
“A empresa ganhadora da licitação passará pela inspeção da Vigilância Sanitária para constatar que o material fornecido atende a todas as normas de qualidade que garantem a plena esterilização do produto”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, a prefeitura também estará adquirindo jalecos, toucas higiênicas e vestuário adequado para os agentes públicos que estão atuando na linha de frente de combate ao novo vírus. “Ressalto que o nosso estoque atual de álcool gel é suficiente”, pontuou.
Indústrias devem adotar medidas preventivas
Apesar de estarem liberadas para manter em operação as linhas de produção, os empresários do ramo do vestuário devem adotar medidas preventivas junto aos colaboradores. O prefeito Júnior da Femac lembrou de recomendações importantes do Ministério da Saúde que precisam ser obedecidas. “Estamos acompanhando de perto os acontecimentos e, se for necessário, vamos tomar medidas mais duras”, afirmou.
Entre as recomendações está a dispensa dos funcionários com 60 anos ou mais de idade, os do grupo de risco e as gestantes. “Recomendações que vêm dos governos Federal e Estadual e que reputo serem da maior importância, por isso peço um diálogo franco entre todas as partes para que esse grupo mais vulnerável fique em casa neste momento crítico”, ponderou Júnior da Femac.
As indústrias também devem reorganizar o espaço de trabalho para que os funcionários fiquem a pelo menos um metro e meio um dos outros (dois passos). “Importante também que o empregador forneça aos funcionários máscaras descartáveis, sabão em barra, líquido ou álcool em gel para higienização periódica das mãos”, recomendou o prefeito.
Folha dos servidores – Para atender as necessidades dos cerca de 3 mil servidores municipais, o prefeito Júnior da Femac garantiu nesta terça-feira adiantamento dos salários. Com a medida, o depósito do pagamento do mês de março será feito já nesta sexta-feira, dia 27 de março. “A antecipação, em geral no dia primeiro do mês, sempre foi uma prática da gestão Beto Preto, mas devido a toda este cenário imposto pelo novo coronavírus estamos realizando mais esta ação que certamente vai ajudar muito aos nossos servidores e suas famílias neste momento tão difícil para todos”, observou Júnior.
Pronto Atendimento – Desde o início das atividades na sexta-feira, mais de 200 pessoas foram atendidas pelo Pronto Atendimento do Coronavírus, instalado no prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o antigo PAM. “Sete pessoas foram orientadas a ficar em isolamento e estão sendo monitorados por telefone”, informou o prefeito Júnior da Femac. De acordo com ele, o principal sintoma apresentado por estas pessoas é gripe e nenhuma afirmou ter tido contato com possíveis casos suspeitos.
Os números do novo coronavírus em Apucarana são os seguintes: sete coletas de material para exame junto ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). “Dois já foram descartados, sendo o caso do padre Egídio Di Vidi e outro de uma senhora de Jandaia do Sul que foi atendida pelo Hospital da Providência. Cinco casos em investigação, sendo quatro de apucaranenses e um de morador de Marialva que foi encaminhado ao Hospital da Providência”, relatou o prefeito de Apucarana.
Júnior da Femac lembrou que a Autarquia Municipal de Saúde disponibiliza, entre segunda-feira a sexta-feira, de 7 horas às 18 horas, três telefones para tirar dúvidas sobre o coronavírus. Fixo – 3162-3049 – Celulares – 99967- 0845 e 99967-0563 – Atendimento por ligação ou pelo WhatsApp.
O funcionamento do comércio em Apucarana está proibido para prevenção do coronavírus. Denúncias de desobediência devem ser feitas através da Polícia Militar fone 190 ou Guarda Municipal fone 153.