Em reunião realizada nesta quarta-feira (23/07), no gabinete do prefeito Beto Preto (PT), representantes da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e da Prefeitura de Apucarana, definiram para agosto, em dia e local ainda a serem definidos, um workshop para elaborar os melhores caminhos para a municipalização da iluminação pública na cidade. Segundo determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a partir do dia 1º de janeiro de 2015 as prefeituras passam a ser responsáveis pelos investimentos, operação e manutenção das redes de iluminação pública.
Na avaliação do prefeito de Apucarana, este encontro técnico vai ser de suma importância para nortear os trabalhos do município. “Até lá nossa equipe vai elaborar um “check list” contendo nossas principais dúvidas sobre este processo”, disse Beto Preto.
Segundo balanço prévio já apresentado à prefeitura, atualmente a cidade possui cerca de 20 mil pontos de iluminação de baixa tensão (luminárias). “Neste workshop vamos receber um relatório atualizado de toda a estrutura hoje gerenciada pela Copel e que, a partir do próximo ano, será de responsabilidade municipal”, pontuou o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. A título de recursos para o setor, atualmente são arrecadados cerca de R$300 mil/mês com a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), paga pelo consumidor.
Além do prefeito e do secretário de Obras, participaram da reunião no gabinete municipal o gerente regional de Serviços da Copel, Aparecido Alberto Tomazeli e o gerente local Marcos Alberto Rodrigues, e o supervisor do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Lafayete dos Santos Luz.