Apesar da queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quem ainda não se imunizou deve procurar a vacina contra a gripe, que segue disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacinação de Apucarana. O alerta é do secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula. Segundo ele, embora a doença esteja desacelerando em todo o Paraná, graças ao aumento da cobertura vacinal, a circulação do vírus Influenza A e de outros vírus respiratórios ainda exige atenção.

“Desde o início da campanha, realizamos ações de busca ativa em escolas, mutirões em locais de grande circulação de pessoas, comércio, indústrias e, com isso conseguimos elevar significativamente o número de apucaranenses imunizados. No entanto, não podemos baixar a guarda. Reforçamos o pedido para que todas as pessoas, especialmente crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos, procurem a UBS mais próxima caso ainda não tenham tomado a dose”, orienta o secretário.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que o trabalho de conscientização realizado pela Secretaria da Saúde tem sido essencial para o avanço da cobertura vacinal. “Com esse esforço, saímos de menos de 20% para 52,38% da população geral vacinada. Ainda assim, temos um longo caminho. Pedimos atenção especial aos pais e responsáveis por crianças de seis meses a menos de seis anos: apenas 4 em cada 10 crianças desse público estão vacinadas em Apucarana (40,5%)”, alerta o prefeito.

Dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que a taxa de detecção do vírus Influenza A caiu de 12,47% para 4% em apenas duas semanas, evidenciando a desaceleração da doença. “A vacinação tem sido apontada como fator essencial para esse avanço”, reforça Mota.

Em Apucarana, todas as 28 UBSs com sala de vacinação estão abastecidas, conforme informa o coordenador da Vigilância em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho. “Quem ainda não se vacinou, pode procurar qualquer uma das nossas unidades de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Nas UBSs do Colonial, Núcleo João Paulo e Dom Romeu Alberti, o atendimento vai até 20h30”, informa Sobrinho. Mais detalhes podem ser consultados no site oficial: www.apucarana.pr.gov.br/site/vacinacao-em-apucarana.

Em 2025, o Paraná já confirmou 19.832 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 1.213 mortes. A Influenza foi responsável por 5.789 desses casos e 171 óbitos. Os grupos mais afetados são crianças de até seis anos (7.675 casos) e idosos com mais de 60 anos (7.221). Os idosos também representam o maior número de mortes, com 892 registros.

Publicações Recomendadas