Com a participação de 13 municípios, Apucarana vai sediar, simultaneamente, na próxima sexta-feira (24), a I Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional e a II Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento será realizado no auditório José Berton, do campus da Unespar/Fecea, numa parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAB) e da prefeitura de Apucarana.

Click e ouça esta matéria

A programação tem início às 8 horas, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, a partir das 9 horas, haverá homenagem aos produtores rurais, pela comemoração do Dia do Agricultor, no próximo dia 28. “Além de apresentação musical está confirmada a participação do Jeca Tatu, com o quadro ‘contos e causos’. As atividades da parte da manhã ainda incluem palestras”, informa o secretário municipal da agricultura, João Carmo da Fonseca.

Para o período da tarde, estão reservadas as atividades em grupos com a participação de 70 delegados eleitos nas conferências municipais das cidades de Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Rio Bom, Novo Itacolomi, Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Jandaia do Sul, Cambira, Marumbi, Bom Sucesso, Kaloré e Califórnia. “A população em geral, em especial dos segmentos envolvidos com o tema, está convidada a participar com direito a voz, mas não a voto. Serão apresentados e debatidos os temas levantados nas conferências municipais. Em seguida, acontece à plenária quando serão votadas propostas da região e eleitos os delegados para conferência estadual”, explica a secretária municipal da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.

O chefe regional da SEAB, Mario Bezerra, destacou a importância da participação do público e entidades como forma de enriquecer com subsídios as discussões que resultem em sugestões para as políticas públicas de segurança alimentar. “Este tema não está vinculado somente à garantia de alimento na mesa de cada família brasileira, mas a vários aspectos como agricultura familiar. Portanto, não é só uma questão de fome, mas também de questões sociais importantes”, afirmou o chefe regional da SEAB, Mário Bezerra.

Publicações Recomendadas