De 18 a 25 de setembro, Apucarana será mais uma vez a capital estadual do esporte escolar. Desta vez, o município irá sediar a fase final da categoria “A” dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A largada para a organização deste evento, que vai reunir cerca de 5 mil atletas, foi dada nesta quinta-feira (30/07), quando o prefeito de Apucarana, Beto Preto, reuniu no gabinete a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e do Centro da Juventude.

A reunião de trabalho teve a presença de Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário que coordena os trabalhos nesta área, e de Nikolai Cernescu Junior, secretário municipal de Gestão Pública, além de professores de educação física, coordenadores e operários. “Primeiramente, quero agradecer o empenho de todos aqueles que trabalharam na organização e na execução da fase final da categoria B. Isso gerou uma grande repercussão no esporte da cidade e a possibilidade de sediarmos, em sequência, também a fase final da categoria A”, frisou Beto Preto.

De acordo com Beto Preto, mais uma vez os apucaranenses terão a oportunidade de assistir disputas que envolverão atletas de cerca de 300 municípios paranaenses, agora na faixa etária compreendida entre os 15 e 17 anos. “Se já fizemos uma festa bonita na categoria B, que teve a presença da ex-atleta olímpica Daiane dos Santos, vamos nos empenhar para que a fase final da categoria A seja um evento ainda mais exitoso”, ressalta o prefeito, citando que a abertura dos jogos poderá acontecer no ginásio Lagoão ou a céu aberto, na Praça Rui Barbosa. “É algo que ainda será definido e que dependerá do tempo e da evolução das obras de melhoria no Lagoão”, completa.

Além de mobilizar a população de Apucarana, Beto Preto quer envolver os estudantes da rede municipal de ensino. “Há 19 anos a pista de atletismo do Lagoão não recebia uma competição oficial. Agora isso está acontecendo duas vezes num curto espaço de tempo e em eventos desta magnitude. É importante que os alunos das escolas municipais que se destacam no atletismo possam assistir às competições, para que cada vez mais tomem gosto pelo esporte”, solicita.

Na reunião com a equipe de esportes foram tratados diversos assuntos, como a definição de um cronograma de ações, melhorias na pista de atletismo e no ginásio do Lagoão, cerimônia de abertura, a necessidade de compra de materiais e equipamentos, identificação de locais que possam servir de alojamento para os atletas e o envolvimento de outras secretarias municipais, entre outros.

A exemplo da categoria B, disputada no final do mês passado em Apucarana, a categoria A dos Jogos Escolares do Paraná deverá também contar com as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, GR (ginástica rítmica), handebol, judô, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Publicações Recomendadas