Diversas vias transversais à Rua Osvaldo Cruz, nas proximidades da região central de Apucarana, estão sendo recuperadas pela Prefeitura de Apucarana com aplicação de uma camada de emulsão asfáltica na modalidade lama asfáltica. O serviço, que rejuvenesce o pavimento e prolonga sua durabilidade, já foi executado em trechos das travessas Yamoto, Dorizon, ruas Alexandre Barbieri, Paulo Frontin, Horeslau Savinski e Marechal Floriano, em um total de 10 mil metros quadrados e investimento aproximado de R$100 mil.

O trabalho está sob a responsabilidade da Asfaltopav Serviços de Pavimentação Ltda, que foi contratada no início deste ano via licitação para promover aplicação de lama asfáltica em 100 mil metros quadrados de asfalto. “Com mais esta frente concluída, a empreiteira cumpre com pouco mais de 50% do contrato, já tendo levado a melhoria a dezenas de trechos em toda a cidade”, observa Beto.

O investimento total do pacote contratado é de R$ 742 mil. “São recursos do próprio município, economizados a partir de uma séria política de gestão, que privilegia o investimento em prol da coletividade”, pontua o prefeito.

Além da frente terceirizada, a prefeitura mantém outras duas equipes de operários e maquinários próprios no setor de recuperação asfáltica. “Nesta semana, ambas estão concentrando esforços na região do Cemitério Cristo Rei”, informa Eduardo Mendonça, Diretor Municipal de Obras.

Trânsito: lama asfáltica requer pelo menos 48 horas de secagem

Após aplicada, a lama asfáltica necessita de pelo menos 48 horas para secagem. Neste período, o trânsito de qualquer espécie de veículo e também de pedestres sobre a via é proibido. A Secretaria de Obras alerta que para que material seque e a obra seja concluída com qualidade, é necessário que a comunidade respeite as barreiras e não transite sobre a rua. “Os moradores podem ajudar a prefeitura e atuarem como fiscais. De preferência, acionar as autoridades, como a Guarda Municipal, sempre que flagrarem o desrespeito”, orienta Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras.

Publicações Recomendadas