Visando estabelecer de forma coletiva as diretrizes e prioridades para o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos, a Prefeitura de Apucarana realiza nesta quarta-feira (20/08), às 19 horas, a terceira audiência pública de discussão da proposta do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Assim como aconteceu no segundo encontro, este também será realizado de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.
Estarão em discussão as áreas de Cultura e Turismo, Assistência Social, Indústria, Comércio e Emprego, e Esporte e Lazer. “Cada secretário municipal terá até 10 minutos para sua apresentação, seguido de espaço para esclarecimentos, perguntas, comentários e sugestões do público online, que poderá interagir através dos comentários na página do YouTube. A participação é aberta a todos e pode ser realizada de qualquer local com acesso à internet estável”, comenta professor Rogério Ribeiro, secretário Municipal da Fazenda.
A realização de audiências setorizadas atende aos princípios constitucionais, conforme prevê a Lei Complementar nº 101, de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). “Esta legislação estabelece a realização de audiências públicas durante os processos de elaboração dos instrumentos de planejamento orçamentário, garantindo ampla participação da sociedade”, argumenta Ribeiro. Ele salienta que na última audiência, foram discutidas outras áreas estratégicas como Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Agricultura.
O prefeito Rodolfo Mota reforça a importância da participação da sociedade. “Esperamos contar novamente com a participação da sociedade civil, entidades de classe, conselhos municipais, instituições públicas e privadas. Estamos conduzindo todo o processo de construção do PPA 2026-2029 de maneira a assegurar um processo participativo, democrático e transparente”, observa o prefeito. Ele destaca ainda a transmissão online. “A modalidade remota amplia o alcance e garante acessibilidade, permitindo que qualquer cidadão participe sem necessidade de deslocamento físico”, afirma Rodolfo Mota.
O link para acessar a audiência pública desta quarta-feira, a partir das 19 horas, também vai estar disponível no endereço eletrônico do PPA.
Serviço:
Audiência Pública de discussão do PPA 2026-2029
Data: 20 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Exclusivamente de forma remota, online e ao vivo