A Prefeitura de Apucarana promoveu, na tarde desta terça-feira (17/3), o congresso técnico da fase municipal dos 72º Jogos Escolares do Paraná. O encontro aconteceu no auditório do Centro da Juventude Alex Mazaron e reuniu representantes de colégios estaduais e particulares que participarão das competições.
Os jogos serão realizados entre os dias 20 de março e 7 de maio, com a participação estimada de 1.250 atletas. A organização da fase municipal é conduzida pela Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com o Núcleo Regional de Educação.
Durante o congresso técnico, foram confirmadas as equipes participantes, as modalidades e os atletas inscritos, além da realização dos sorteios e definição dos confrontos. O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, destacou a importância desse momento para o bom andamento da competição.
“O congresso técnico é o primeiro momento dos jogos. É quando as equipes confirmam sua participação, os atletas e as modalidades. Também é a oportunidade de definir os cruzamentos e organizar toda a competição”, afirmou.
Marchi também ressaltou o investimento da Prefeitura na modernização dos processos esportivos, com a implantação de um novo sistema de cadastro de atletas. A ferramenta vai facilitar inscrições, atualização de dados e o controle das informações.
“Estamos modernizando o sistema. Com esse software, teremos um cadastro completo dos atletas, o que facilita a participação em eventos e melhora o controle das atividades esportivas no município. Isso permite um diagnóstico mais preciso e contribui para o planejamento de políticas públicas na área”, explicou.
Segundo ele, a iniciativa também está alinhada a projetos futuros, como o fortalecimento do programa Bolsa Atleta, a formação de seleções municipais e a implantação de um centro de treinamento.
Entre as modalidades da fase municipal estão basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. As disputas acontecerão em praças esportivas como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Parque do Japira, o Complexo Esportivo Áureo Caixote, o Colégio São José e o Colégio Nossa Senhora da Glória.
O congresso contou ainda com a presença dos vereadores Moisés Tavares, Pablo da Segurança e Eliana Rocha, do coordenador pedagógico do Núcleo Regional de Educação, Ali Hassan, e do diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Pedro Valim.





