A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a EMATER, realizou neste final de semana a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e ATER (Assistência Técnica Extensão Rural). A abertura do evento, realizada na noite de sexta-feira no Cine Teatro Fênix, foi marcada pela palestra da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.

Ontem, no segundo dia de trabalho, nas dependências da Praça do CEU, foram debatidas e aprovadas as propostas que serão apresentadas na conferência regional, que também terá sede em Apucarana, no mês de julho. Ao mesmo tempo, foram eleitos os delegados que representarão o município no evento regional. “A conferência visa promover um amplo processo de mobilização social visando propor diretrizes que irão pautar as ações de abastecimento e segurança alimentar e nutricional. Na prática estamos promovendo discussões com o objetivo de implementar políticas públicas que garantam a todos o direito à alimentação adequada e saudável. Podemos fazer a diferença começando pelo nosso plano municipal de segurança alimentar”, argumenta a secretária da assistência social, Márcia Regina de Sousa.

A ex-ministra Márcia Lopes lembrou que esse é um tema que será discutido em todos os municípios, regiões, estados, e depois, em novembro, na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Quando estamos falando de segurança alimentar e nutricional, estamos falando do direito à alimentação. Queremos ver um país com soberania alimentar, produzindo cada vez mais de forma adequada, com alimentos saudáveis que chegam a toda população brasileira. Esse evento que está acontecendo aqui hoje é mais um degrau neste processo. Queremos que todas as cidades tenham de fato uma política municipal nutricional”, disse Márcia.

O prefeito Beto Preto definiu a conferência como um marco. Lembrou que durante os dois anos e meio de seu mandato foram garantidos investimentos importantes na agricultura familiar. “Ampliamos de menos de 80 para mais de 200 o número de agricultores familiares engajados no programa Terra Forte, que vem distribuindo mudas de frutas, fosfato e calcário aos produtores, em troca por produtos para abastecer a merenda escolar. Nossa conferência visa agregar valores na segurança alimentar, por isso a importância da participação da sociedade civil e todos os envolvidos neste processo como pais de alunos, merendeiras, agricultores familiares, equipe da secretaria da agricultura, técnicos da EMATER e nutricionistas. É importante a contribuição de todos neste processo”, afirmou Beto Preto.

No evento de ontem, no Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça do Ceu), participaram representantes de produtores rurais, Pastoral da Criança, Merenda Escolar, Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), Emater, as secretarias municipais da Mulher, Saúde, Meio Ambiente, Gestão Pública, Obras, Agricultura e Secretaria de Assistência Social.

Em trabalhos de grupos foram selecionadas as propostas para a segurança alimentar e também em relação à Assistência Técnica e Extensão Rural. O tema da conferência de Apucarana foi “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. E os três eixos principais que embasaram as propostas foram: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Segundo a secretária de assistência social, Márcia de Sousa, os municípios que não realizarem sua conferência e que não formarem seu conselho municipal de segurança alimentar estarão impedidos de captar recursos nesta área, ficando privados de participar de programas como o Compra Direta, Agricultura Familiar, Cozinha Comunitária e o Restaurante Popular.

Publicações Recomendadas