A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família realizou ontem, no Polo da UAB, o 1º Encontro de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana, que teve ponto alto a palestra da mestre em serviço social e políticas sociais, e especialista em economia solidária, Sandra Regina Nishimura. O evento marcou o início da segunda etapa de capacitação das mulheres envolvidas recém implantado Projeto Social de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.
Com os trabalhos iniciados há cerca de 3 meses, o projeto economia solidária, que em Apucarana é realizado com participação de consultores especializados do Grupo Colmeia, visa à geração de renda, autonomia e empoderamento da mulher. Num primeiro momento foi realizado um trabalho de busca de mulheres envolvidas na produção individual de algum tipo de trabalho manual e que tivesse interesse em sair da informalidade e trabalhar de forma coletiva. As cadastradas no projeto participaram da primeira etapa de capacitação, que abordou os ‘Princípios da Economia Solidária’, bem como ‘Gênero’, ‘Cidadania’, ‘Direitos Humanos’ e ‘Empoderamento Feminino’.
“Iniciamos agora a segunda etapa, em que as mulheres vão receber treinamento de como construir e administrar seu negócio”, explica a secretária da Mulher e Assuntos da Família Denise Machado. O processo de capacitação terá sequência com foco na formalização e gerenciamento do empreendimento. Serão ministrados temas como “planos estratégicos de negócios’, ‘capacitação administrativa’, ‘elaboração do estatuto e regimento interno do empreendimento’, ‘legalização do empreendimento’ e ‘avaliação do grau de autonomia’.
“Precisamos fomentar induzir, mobilizar, incentivar a participação das mulheres da vida economicamente ativa da nossa população. Que elas cada vez mais se tornem empreendedoras em todos os ramos de negócios. Vamos buscar cada vez mais uma cidade auto-suficiente, trazendo mais oportunidade para pessoas terem seu próprio negócio. Criar boas possibilidade e perspectivas faz parte da nossa política neste mandato aqui em Apucarana”, disse o prefeito Beto Preto durante sua participação na abertura do evento.
Destacando o avanço na adesão ao projeto iniciado com 20 mulheres e entra na segunda etapa com mais 30 participantes, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado, definiu o evento de ontem à noite como uma estratégia de apresentar para comunidade o projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino. “Nosso objetivo é de que as pessoas aqui presentes divulguem esse novo jeito de comercialização solidária voltado às mulheres que já fabricam algum produto. As incentivem a se unir a esse projeto, que tem o objetivo de empoderar e dar autonomia financeira para mulher”, declarou Denise.
A adesão das mulheres do projeto Economia Solidária continuam abertas. Maiores informações pelo fone 3426 -9153 ou 9699 2351 no Centro de Oficinas da Mulher.