Apucarana se prepara para mais um passo importante na consolidação do Projeto Economia Solidária no município. Após aprovação e sanção da Lei Municipal de Economia Solidária em dezembro de 2015, será realizada no próximo dia 19, a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária.

Na fase preparatória do evento está programada amanhã (5), entre 14 e 17 horas, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a pré-conferência de Economia Solidária, com a participação de representantes do poder público, dos empreendimentos de economia solidária, e de entidades de apoio, bem como associações, cooperativas e sindicatos que atuam nesta área.

Na pauta da 1ª Conferência de Economia Solidária constam a formação do Conselho Municipal de Economia Solidária, e a criação Fundo Municipal de Economia Solidária. O evento terá como tema “Consolidando a política de economia solidária em Apucarana”.

Com os trabalhos iniciados há dois anos, o Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda. Até o momento, a Rede de Mulheres Solidárias conta com mais de 200 mulheres capacitadas. A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Além de participação em eventos municipais, a rede possui duas unidades públicas de comercialização. A Unidade I (Espaço Mulher) fica localizada na Rua Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó.

Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino ganhou reconhecimento estadual recentemente, ao conquistar o 1º lugar do prêmio Ozires Silva do Estado do Paraná, na categoria “Empreendedorismo Sustentável”. Interessadas em fazer parte da Rede de Mulheres Solidárias devem se dirigir ao Espaço Mulher, na Rua Osvaldo Cruz. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3122-0457.

Publicações Recomendadas