Apucarana planeja investir em manutenção e reforma de diversos imóveis da União, para utilização da máquina pública nas áreas de administração, turismo, indústria, assistência social e esportes. O tema foi discutido ontem em prolongada reunião técnica e de trabalho, com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz.
Durante o encontro, com a participação de secretários de várias pastas, o prefeito Beto Preto fez uma explanação geral de todos os projetos e objetivos do Município, em relação aos imóveis da União, situados na cidade. “Nosso intenção é obter a cessão de uso de vários imóveis e terrenos, para otimizar serviços direcionados à população”, anunciou Beto Preto.
Entre o patrimônio requisitado da União, está um barracão de quase 8 mil metros, situado na Barra Funda (Avenida Governador Roberto da Silveira), junto à antiga estação ferroviária de Apucarana. “Neste local, se for autorizada a concessão de uso, vamos transformar o barracão da extinta Rede Ferroviária Federal, para a implantação do almoxarifado central da prefeitura”, informou o prefeito.
Segundo ele, este é setor de fundamental importância para um controle mais eficiente e rigoroso no recebimento de todos os materiais, produtos e equipamentos que forem adquiridos pela municipalidade. “O funcionamento deste almoxarifado é inclusive indicado pelo Observatório Social de Apucarana, como ferramenta essencial na administração pública”, comentou.
A prefeitura de Apucarana também está solicitando a liberação do barracão do IBC 2 (Vila Nova), sem ônus, para a implantação de projeto de estímulo à industrialização, por meio de uma incubadora industrial. O imóvel tem área de 48 mil metros e um barracão de 15,8 mil metros.
Na reunião com o superintendente Dinarte Antônio Vaz, que estava acompanhado do assessor administrativo Donizeti Costa de Freitas, foram preparados e entregues todos os ofícios do Município requerendo a cessão de uso de sete imóveis da União. Nos documentos constam ainda o termo de responsabilidade, bem como a finalidade que o governo local pretende dar aos imóveis.
“Tivemos uma reunião técnica bastante produtiva com o Dr. Dinarte e o Donizete Freitas, que têm responsabilidade sobre a gestão dos imóveis da União em todo o Paraná”, avaliou Beto Preto, acrescentando que espera obter aprovação do Governo Federal para a cessão de uso de alguns imóveis que estão ociosos em Apucarana.
O superintende de patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz fez questão de destacar a proximidade do Governo Federal com os municípios. “Apucarana detém uma significativa quantidade de imóveis da União e, a partir de agora, vamos procurar dar agilidade nas reivindicações apresentadas pelo prefeito Beto Preto e que consideramos muito justas”, comentou Dinarte.
Confira a relação dos imóveis, reivindicados pela Prefeitura:
Barracão da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA)
Local: Barra Funda (Av. Governador Roberto da Silveira)
Área: 7.959 metros quadrados
Finalidade: sediar o futuro almoxarifado central da prefeitura
Imóvel da Rede Ferroviária Federal (RFFSA)
Local: Barra Funda (Av. Governador Roberto da Silveira)
Área: 2.433 metros quadrados
Finalidade: sede da Guarda Municipal (GM)
Imóvel com área de lazer da RFFSA (antiga Piscina Araras)
Local: Vila Regina
Área: cerca de 20 mil metros quadrados
Finalidade: Atividades da Secretaria de Esportes
11 residências
Local: Vila São Carlos
Área: 4.000 metros quadrados
Finalidade: Social (regularização de ocupação)
Terreno
Local: Distrito de Pirapó
Área: 17.495 metros quadrados
Finalidade: ampliação do Museu do Café e instalação da sub-prefeitura
4 residências
Local: Ao lado da estação ferroviária (Travessa Palmeira)
Finalidade: Social (regularização de ocupação)
Galpão do antigo IBC 2
Local: Vila Nova
Área: 48.000 de terreno, com 15.890 metros de área coberta
Finalidade: implantação de incubadora industrial
OBS: Atualmente barracão está em uso, com aluguel de R$ 14 mil/mês