A Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com a Emater e Sicredi, promove nesta quinta-feira (21/11) o Encontro de Produtores Olericultores. O evento, que acontece no salão nobre da Prefeitura, a partir das 8 horas, reunirá pequenos agricultores familiares, especialmente aqueles que comercializam produtos junto aos programas públicos de aquisição de alimentos para a merenda escolar e à Feira do Produtor.

O encontro prevê quatro minipalestras, no período das 8 às 12 horas. A temática “Segurança Alimentar” será abordada pelas nutricionistas responsáveis pela merenda escolar do município, “Organização do Produtor e da Produção” terá como palestrante o técnico agrícola Robson José Menegardi, “Produção Orgânica” vai trazer a experiência do produtor Célio Ferracioli, de Marilândia do Sul, e a palestra “Projetos Orgânicos” será apresentada por Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal da Agricultura Familiar.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, o evento faz parte do ciclo de encontros e de iniciativas que visam promover a diversificação rural em Apucarana. “Um dos objetivos desse encontro é apresentar e divulgar um curso de produção orgânica, que pretendemos ofertar a partir do ano que vem. O mercado de produtos orgânicos está em expansão, sendo um dos que mais cresce no Brasil”, assinala.

ORGÂNICOS – Apesar disso, em Apucarana não existem agricultores que cultivam orgânicos e os poucos produtos ofertados aos consumidores são trazidos de centros como Curitiba e São Paulo. Conforme Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal de Agricultura, o curso de produção de orgânicos que será desenvolvido em 2014 terá 15 módulos, com aulas teóricas e práticas. “A nossa intenção é, no final do curso, conceder aos participantes o certificado de propriedade produtora sem agrotóxicos”, esclarece.

A produção é orgânica quando não utiliza adubos químicos e nem herbicidas(que matam ervas, matos e capins), pesticidas(que destroem pestes ou pragas), acaricidas (que matam os ácaros) e vários outros produtos químicos que são utilizados na agricultura convencional. No método orgânico, resolvem-se estes problemas com nutrição naturaladequada das verduras e legumes e a aplicação de produtos naturais de controle. Nogueira afirma ainda que o curso de produção orgânica não se restringirá apenas a hortaliças, mas abrangerá qualquer tipo de cultivo, como maracujá, café, soja e até leite.

Publicações Recomendadas