Com o objetivo de protagonizar mudanças, cerca de 150 jovens participam durante esta quarta-feira (05/08) da 1ª Conferência Municipal da Juventude. Além de fazer uma avaliação das políticas públicas em andamento, as discussões buscam formatar propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual da Juventude.
A abertura do evento, que ocorreu no Centro da Juventude de Apucarana, contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, do secretário municipal de Juventude, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), e da superintendente municipal de Juventude, Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, além dos vereadores Luiz Magalhães, Aurita Bertoli e Luciano Molina.
Também esteve presente Valdir Anhucci, assistente social e professor do campus Fecea da Unespar, que ministrou uma palestra, além de representantes de escolas e universidades, movimentos estudantis, sindicatos e de diversas secretarias municipais. A conferência, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, tem como tema “As várias formas de mudar o Brasil” e o lema “Valorizando o protagonismo juvenil de Apucarana”.
Na abertura do evento, o prefeito de Apucarana afirmou que há um descompasso entre o ritmo das transformações tecnológicas e os avanços das políticas públicas. “Quando eu me formei em medicina, em 1994, surgiu o celular. Antes, os médicos eram acionados por um BIP que carregavam na cintura. O Brasil mudou, o mundo mudou, mas muitas vezes ficamos fazendo políticas velhas que não atingem o público-alvo”, avalia Beto Preto.
O prefeito conclamou os jovens a participarem das discussões, aproveitando a fase da vida, marcada pela efervescência e impulsividade. “Aproveitem o momento de criação e de impulsividade para colocarem essas ideias para fora, pois o que a conferência decidir o Poder Público terá de executar”, frisa.
Já a vereadora Aurita Bertoli destacou a oportunidade efetiva de participação popular na definição das políticas públicas. “Apucarana é uma das cidades que mais realiza conferências, que mais oferece esse espaço democrático. E não é apenas para cumprir protocolo. É para discutir verdadeiramente as políticas, pois Apucarana tem uma gestão democrática e um prefeito de cabeça aberta e com olhar social”, ressalta.
De acordo com o secretário Paulo Kisner, os jovens foram divididos em grupos e as discussões ocorreram em torno de quatro eixos temáticos: cidadania e participação social; saúde e educação; trabalho, profissionalização e renda; desporto, cultura e comunicação. “As políticas da juventude são transversais, ou seja, perpassam outras áreas. Por isso, é fundamental o envolvimento de outras secretarias”, avalia Paulão.
Na parte da tarde, estava prevista a aprovação das propostas e a eleição dos cinco delegados que irão representar Apucarana na Conferência Estadual da Juventude, que acontecerá em outubro em Faxinal do Céu. “O próximo passo será a constituição do Conselho Municipal da Juventude, que terá por atribuição fiscalizar e acompanhar o andamento das políticas públicas, cobrando, inclusive, se o que foi definido na conferência está sendo colocado em prática”, observa Paulão.