O Desfile de 7 de Setembro e a Semana da Pátria contarão com novidades em 2025. Detalhes foram definidos nesta quarta-feira (27/08), em reunião com a organização e as forças de segurança. Neste ano, a Banda Municipal ganhará maior protagonismo, abrindo oficialmente o desfile juntamente com o Exército. Outra novidade é que, pela primeira vez, o momento cívico contará com a participação da Polícia Civil. Já a abertura da Semana da Pátria deverá ter a presença de um atleta de Apucarana com grande destaque no esporte.

A reunião, que aconteceu na Sala das Cerejeiras, foi conduzida pelo secretário de Cultura, Rodrigo Lievore, o Recife, e pelo secretário municipal de Segurança, major Vilson Laurentino da Silva. Também estiveram presentes representantes do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 11º Batalhão de Bombeiro Militar, Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito e Polícia Civil.

Desfile de 7 de Setembro
O ponto alto da programação da Semana da Pátria será o tradicional Desfile de 7 de Setembro. O secretário de Cultura afirma que o percurso terá início na Rua Clóvis da Fonseca, seguirá pela Avenida Curitiba até a Caixa Econômica Federal, onde ficará o palanque das autoridades, e finalizará na Rua Oswaldo Cruz.

Segundo Recife, o desfile será aberto por um blindado Guarani que levará o prefeito e autoridades militares até o palanque. Logo depois, a Banda Municipal dará prosseguimento ao roteiro, desfilando até o palanque, onde fará uma apresentação especial em frente às autoridades. Nos anos anteriores, a Banda participava do desfile ao lado do palanque e, neste ano, ganhará protagonismo, dando mais impacto ao início do desfile e preparando com seu brilho a tão aguardada passagem do Exército e das demais forças de segurança.

A sequência do desfile seguirá com o 30º BIMec, 10º BPM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito e Secretaria Municipal de Trânsito (Segtran). Após as forças de segurança, desfilarão mais de 30 entidades já confirmadas, entre escolas e instituições.

O secretário de Segurança, major Vilson, informou que as ruas do centro estarão interditadas a partir das 6 horas da manhã no dia 7 de setembro. Cavaletes, cones e fitas vão isolar todo o perímetro, garantindo segurança para o público. Banheiros químicos também serão instalados em pontos estratégicos para atender à população. A organização informa ainda que, neste ano, não será permitida a participação de cavaleiros, pois não houve nenhuma inscrição prévia.

Semana da Pátria
A Semana da Pátria terá início no dia 1º de setembro, às 7 horas no platô da Praça Rui Barbosa, com a condução do fogo simbólico por militares do 30º BIMec, 10º BPM e Guarda Municipal. O trajeto seguirá até o Cine Teatro Fênix, onde estudantes recepcionarão a tocha.

De lá, o fogo simbólico será levado à Praça Rui Barbosa para o acendimento da pira. A expectativa é contar com a participação de um atleta apucaranense de renome nacional. Vamos fazer o convite para que um atleta de Apucarana que tenha alcançado projeção nacional protagonize este momento, o que deverá ser confirmado nos próximos dias, afirma Recife.

Diariamente, até o dia 7, haverá o hasteamento das bandeiras às 8 horas e o arriamento às 18 horas na Praça Rui Barbosa.

Publicações Recomendadas