A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Obras e Autarquia dos Serviços Funerários (Aserfa), realiza um mutirão de ações para deixar os cemitérios municipais em ordem para receber o grande fluxo de pessoas no Dia de Finados, dia 02 de novembro. No Cemitério Municipal Cristo Rei, por exemplo, o prefeito Beto Preto (PT) destaca que está sendo concentrada a maior parte dos investimentos. “Estamos promovendo a recuperação total das ruas internas, bem como a construção de calçadas em todo o entorno deste que é o maior cemitério de Apucarana”, informa Beto. Ele lembra que no final do ano passado uma parte do passeio (aos fundos do cemitério) já havia sido executada pela prefeitura.
De acordo com o secretário de Obras, Herivelto Moreno, somente em massa asfáltica, o investimento é de R$50 mil, com recursos próprios do cofre municipal. “São cerca de 5 mil metros quadrados de pavimento que estão recebendo uma camada impermeabilizante de lama asfáltica. No que tange as calçadas, a prefeitura está executando cerca de 1,5 mil metros quadrados, garantindo acessibilidade a todos que passam pelo local”, destaca o secretário.
Ainda no Cemitério Cristo Rei, o governo municipal promove serviços de reparos gerais como limpeza, pintura e paisagismo. O diretor-administrativo da Aserfa, Ronaldo Aparecido de Abreu, lembra que as famílias com entes sepultados nos cemitérios da cidade têm até o dia 24 para realizar obras de limpeza e manutenção dos túmulos. “A partir daí não serão mais permitidas essas ações por parte de particulares e as equipes do município vão finalizar os serviços visando o dia 2, que neste ano cai em um domingo”, comenta o diretor. Os serviços de limpeza não requerem autorização. “No caso de reforma e construção, a pessoa deverá procurar a Aserfa para obter uma permissão”, orienta Ronaldo.
Recadastramento – Até o dia 31 de dezembro, titulares com aforamento perpétuo de terreno não edificado, edificado vazio ou edificado abandonado no recinto do Cemitério Municipal Cristo Rei, devem comparecer à Aserfa para recadastramento e comprovação da propriedade. A medida, que visa regularizar as áreas e otimizar o ambiente do local, foi autorizada via decreto municipal pelo prefeito Beto Preto (PT).
O título de aforamento perpétuo foi concedido até 1.989, ano em que foi criada a Aserfa, e estabelecido o monopólio dos serviços póstumos ao poder público municipal. Os terrenos cujas propriedades não forem comprovadas no tempo hábil, sendo detectados abandono de sepultura ou o não recadastramento, serão revertidos ao patrimônio público.
O atendimento para o recadastramento, que vai até o dia 31 de dezembro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da autarquia – Rua Gastão Vidigal, 777, próximo ao terminal urbano de passageiros. O telefone para contato com a Aserfa é o (43) 3422-1053.