Representantes e gestoras municipais que atuam na área de política para as mulheres em 11 municípios paranaenses participaram nesta segunda-feira (20/07), em Curitiba, de um encontro promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Na reunião foram abordados temas como o enfrentamento à violência contra mulher e o planejamento de ações integradas envolvendo o Governo do Estado e municípios.
Apucarana esteve representada na reunião pela secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado. O encontro contou ainda com a participação de Fernanda Richa, esposa do governador Beto Richa e que o ocupa o cargo de secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.
INTEGRAÇÃO – Hoje o Paraná está dividido em nove municípios-polo, localidades onde existe ao menos um organismo municipal de política para as mulheres. Alguns possuem secretarias municipais, outros uma divisão ou coordenaria, geralmente ligados à área de assistência social ou à saúde. O trabalho dos municípios-polo é feito em parceria com os 22 escritórios regionais da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.
PACTO – O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi lançado em 2007. O documento é um acordo federativo entre o governo federal, estados e municípios, com o objetivo de planejar ações que fortaleçam a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio de políticas públicas integradas.
A Câmara Técnica de Gestão Estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres é responsável por promover a execução, monitoramento e avaliação das ações do Pacto no Paraná.Desde que foi instituída, em março de 2013, a Câmara promove reuniões periódicas para tratar do tema, com a participação de representantes de organismos de políticas para as mulheres, de Conselhos de Direitos da Mulher, da sociedade civil e de universidades, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.