Apucarana esteve representada na Oficina Regional de Distritos Industriais, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que reuniu lideranças, gestores públicos e representantes da iniciativa privada para debater estratégias de fortalecimento dos distritos industriais na região. O encontro aconteceu na terça-feira (23/09), em Londrina, e reuniu representantes de municípios do Norte do Paraná para discutir o tema. 

Apucarana foi representada pelo secretário da Indústria e Comércio, Emerson Toledo, que esteve acompanhado do superintendente e diretor da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz e o Assessor Rafael Coutinho.

Toledo destacou que participou do encontro representando o prefeito Rodolfo Mota, cujo plano de governo estabelece como prioridade a expansão das áreas industriais e o fortalecimento do desenvolvimento econômico de Apucarana.

“Essa integração fortalece o papel dos distritos industriais como motores do desenvolvimento regional. Nossa meta é criar condições cada vez mais favoráveis para os empreendedores locais. Apucarana tem tradição industrial e precisamos estar atentos a políticas públicas e ferramentas de gestão que fortaleçam esse ambiente produtivo”, ressaltou Emerson Toledo.

Durante a oficina, foram apresentadas experiências de outros municípios, identificados desafios comuns e discutidas soluções conjuntas que possam ser aplicadas em toda a região. A troca de informações foi considerada estratégica para alinhar ações de competitividade e desenvolvimento sustentável da indústria paranaense.

Outro tema que ganhou notoriedade no debate foi o novo contorno Apucarana/Arapongas, obra considerada estratégica para o desenvolvimento industrial da região. A nova ligação deve melhorar a logística, reduzir custos de transporte e facilitar o escoamento da produção, criando condições mais favoráveis para a instalação e ampliação de empresas.

O superintendente Neno Leiroz destacou que o encontro contribui para aproximar gestores e setor produtivo. Neno salientou ainda que os distritos industriais são fundamentais para atrair novos investimentos, dar suporte às empresas já instaladas e gerar emprego e renda.

Ao final, a equipe da FIEP reforçou que as contribuições de Apucarana contribuíram para enriquecer o debate e que os encaminhamentos do encontro servirão de base para políticas regionais voltadas à competitividade da indústria no Paraná.

Publicações Recomendadas