Apucarana conquistou no ano de 2013 o melhor rendimento proporcional no Paraná, na relação número de vagas ofertadas com a população do município, dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronaetc). A confirmação foi feita na noite de anteontem, pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marco Secco, em solenidade de certificação de um grupo de quinhentos formandos, realizada no Clube 28 de janeiro.
Segundo o dirigente do Senai, o mercado de trabalho, no Paraná e em todo território nacional, segue carente de mão de obra especializada em dezenas de áreas, e o Pronatec – instituído pelo governo federal -, vem de encontro a essa necessidade. “Neste contexto, Apucarana serve de exemplo para o Paraná, ao mobilizar a classe trabalhadora para o aproveitamento das vagas ofertadas em diversos cursos. “Reconhecemos publicamente a liderança e o trabalho realizado pelo poder público municipal, garantindo a capacitação de centenas de trabalhadores, muitos deles já empregados ou promovidos em suas áreas”, avaliou Marco Secco.
Click nos links de áudio acima
Representando o presidente da Federação das indústrias do Estado do Paraná, Édson Campgnolo, o empresário Nelson Kowalski enalteceu a iniciativa do governo ao criar o Pronatec. “É muito importante a capacitação como forma de agregar mais conhecimento e mais renda aos nossos trabalhadores”, afirmou Kowalski, que ainda destacou a atuação do Senai, Senac e Senat em parceria com as várias secretarias municipais, na consolidação do Pronaetc em Apucarana.
O empresário Luiz Fernando Mamede Mendes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), e que representou o presidente da Fecomércio, Darcy Pianna, teceu elogios ao desempenho de Apucarana no Pronatec. “Nós que vivenciamos no dia a dia as dificuldades impostas com a falta de mão de obra qualificada temos que reconhecer a importância deste programa, bem como a dedicação do prefeito Beto Preto, que está priorizando em sua gestão a capacitação dos trabalhadores”, o presidente do Sivana.
Também presente do evento, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Campolin Neto, lembrou que a entidade propiciou em Apucarana a formação de operadores de empilhadeiras e de pás-carregadeiras. “Para 2014 vamos ofertar mais quatrocentas vagas de cursos pelo Pronatec em parceria com a prefeitura local”, anunciou Campolin.
A solenidade de formatura teve ainda as presenças do vice-prefeito Junior da Femac, do presidente da Câmara Municipal, José Airton Araújo “Deco”, secretários municipais Márcia Regina da Silva de Sousa (Assistência Social), Denise Canezin Machado (Mulher e Assuntos da Família), Laércio Beani da Costa (Indústria e Comércio) e Lucas Leugi (Agência do Trabalhador), além dos vereadores Aurita Bertoli, Luiz Magalhães, Vladimir e Antoniassi, e dos gerentes do Senai, Márcia Kulka e do Senac, Agnaldo Alves Cassimiro.
Programa garante avanço profissional
Ao dirigir sua mensagem aos formandos o prefeito Beto Preto cumprimentou a todos pelo esforço no aprendizado e conclusão dos cursos, mesmo conciliando as aulas com o dia a dia de trabalho. “Essa iniciativa do Pronatec é vencedora, por que todos acreditaram e a união de todos consolidou o sucesso do programa em Apucarana. Aqui nós somamos a força da prefeitura com as escolas, com o Senai, Senac e Senat, além dos empresários em geral”, avaliou Beto Preto.
O prefeito disse que o Pronatec continuará sendo prioridade e reiterou seu pedido aos parceiros, para assegurar uma ampliação de vagas em Apucarana. “Faço questão de enaltecer a atuação do deputado André Vargas, representado neste evento pelo assessor parlamentar Olivan Tresse, por nos dar todo apoio em iniciativas como essa na qualificação de trabalhadores”, destacou o prefeito, lembrando ainda os convênios assegurados para moradias populares, pavimentação asfáltica, novas creches e praças esportivas. “Estou muito satisfeito com os resultados do Pronatec em Apucarana, e para este ano queremos 400 vagas do Senat, 600 do Senac e mais 300 do Senai”, anunciou Beto Preto.
Apucarana ofertou 22 cursos gratuitos
As capacitações aconteceram por intermédio de entidades como Sesi/Senai, Senac e Sest/Senat, em parceria com a Secretaria Municipais da Mulher e Assuntos da Família e Secretaria da Assistência Social, além da Agência do Trabalhador de Apucarana/Sistema Nacional do Emprego (Sine). Ao todo foram certificados 500 jovens e adultos, que receberam qualificação profissional gratuita.
Os formandos são dos cursos de eletricista de automóveis, desenhista de produtos gráficos, auxiliar administrativo (três cursos), costureiro, operador de empilhadeira, operador de pá-carregadeira, porteiro e vigia, torneiro mecânico, soldador, pintor de imóveis, mecânico de sistema de freios, eletricista predial, padeiro e confeiteiro, manicure e pedicure, auxiliar de cozinha, recepcionista, padeiro e confeiteiro, operador de computador, operador de caixa, cabeleireiro assistente, inglês básico, auxiliar de cobrança.
Na formatura Pedro Valério de Souza, que concluiu o curso de Pedreiro em Alvenaria (Senai), Salvador Sanches, curso de Operador de pá-carregadeira (Senat), e Miriam Cândida Mangueira, curso de padeiro-confeiteiro (Senac), discursaram em nome de todos os formandos, agradecendo a oportunidade de qualificação profissional.