Com foco no tema Olimpíadas, foi lançado oficialmente hoje, no SESC/Apucarana, o Dia do Desafio que vai acontecer no próximo dia 25. Apucarana vai disputar o 19º título consecutivo da competição com a cidade de Fresnillo, no México.

O lançamento foi marcado pela presença de duas atletas com conquistas nacionais e internacionais e seis competidores apucaranenses. Foi homenageada a atleta Natália Falavigna, do taekwondo, atualmente residindo em Londrina. Natália conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim na China, em 2008. Também ganhou medalha de ouro no Mundial de 2005 em Madri na Espanha.

Outra homenageada foi a ex-jogadora de handebol, a maringaense Elza Giovanelli, que já competiu em campeonatos mundiais, torneios estaduais e tem muitos títulos estaduais, nacionais e cinco sul-americanos. Tanto Natália como Elza por muitos anos defenderam a Seleção Brasileira em suas modalidades.

As homenagens também foram estendidas aos atletas apucaranenses Arthur Damas (atletismo), Marcelo Carraro (tiro com arco), Alisson Namba (badminton), Paula Mariane Pazini Moreira (vôlei de praia), Eliete de Souza, Daiane Cristina Borges (ginástica artística) e o professor de Educação Física e técnico de handebol, Edílson Marcondes de Oliveira, o Sky.

A frente da festa de lançamento, a gerente do SESC em Apucarana, Andreia Patrícia Rinaldo, fez uma explanação sobre o Dia do Desafio, destacando o lado solidário do evento. “No ano passado foram arrecadados 5,3 mil litros de leite, doados para entidades locais. Neste ano, vamos concentrar esforços para aumentar as doações. A Praça Rui Barbosa vai funcionar como ponto de arrecadação, a partir das 9 horas, no próximo dia 25”, detalhou.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Beto Preto, da Secretária Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, professora Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, demais autoridades e empresários do município. Destacando a parceria de sucesso que a prefeitura mantém com o SESC, o prefeito Beto Preto lembrou que desde o primeiro ano de seu mandato a adesão de Apucarana ao Dia do Desafio vem sendo coroada de vitória. “Nestas três últimas edições, o evento se firmou como uma atividade de mobilização da população para prática de atividades física e ações de solidariedade”, afirmou.

Beto Preto também agradeceu a todos que dão sua parcela de contribuição à retomada do esporte na cidade. “A administração municipal está fazendo sua parte com a revitalização do Ginásio de Esportes Lagoão, que estava fechado e ficou 19 anos sem competições oficiais. Reformamos outras praças esportivas e estamos desenvolvendo ações de incentivo ao esporte, como a compra de um kit de atletismo para cada escola municipal”, exemplificou Beto Preto.

O Dia do Desafio é um evento anual que acontece de forma simultânea em diversos países toda última quarta-feira do mês de maio, onde cidades do mesmo porte populacional protagonizam uma disputa saudável, sendo considerada a vencedora aquela que aquela que mobiliza mais pessoas na prática de uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos. Apucarana já disputou contra cidades brasileiras e também de Cuba, Panamá, Colômbia, Venezuela, México e Chile. No ano passado, a vitória veio sobre Centro Habana (Cuba).

“O SESC, que é o organizador do Dia do Desafio no Brasil, mais uma vez tem a prefeitura de Apucarana como grande parceira nesta atividade em prol da qualidade de vida”, complementou a gerente do SESC, Andreia Rinaldo.

Publicações Recomendadas