A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Educação (AME), adquiriu um grande lote de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos para equipar as 36 escolas e 21 Centros de Educação Infantil (CMEIs) de sua rede. O processo de compra foi feito através de dois pregões: nº 38/2013, nº41/2013, e o investimento total soma R$ R$ 1.201.312,50 (Um milhão, duzentos e um mil, trezentos e doze reais e cinquenta centavos), com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
Já estão em depósito e começam a ser distribuídos para as unidades escolares geladeiras duplex e frostfree, freezers horizontais, fogões de quatro bocas, fornos microondas, máquinas de lavar, aparelhos de som modelo micro system, caixas amplificadoras, televisores de LCD, DVD players, notebooks, microcomputadores, nobreaks, liquidificadores, espremedores de fruta e batedeiras semi-industriais, ventiladores de parede e máquinas fotográficas digitais com cartão de memória.
Segundo a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, a compra se justifica porque há muito tempo as escolas e CMEIs não recebiam melhorias em seus equipamentos e muitos já estavam trabalhando com aparelhos obsoletos e sucateados. “Era comum, nas gestões anteriores, as escolas organizarem promoções e festas para angariar recursos e comprar aparelhos que haviam queimado ou quebrado e que faziam falta no trabalho cotidiano. O prefeito Beto Preto e nós entendemos que a manutenção é responsabilidade da Autarquia de Educação e por isso estamos investindo. Sou professora há 27 anos e esta é a primeira vez que vejo todas as nossas unidades receberem essa quantidade de material”, afirmou.
O repasse dos equipamentos para os estabelecimentos de ensino já começou, atendendo primeiramente àqueles que apresentavam necessidades mais urgentes, e deve ser concluído antes do retorno das aulas, no dia quatorze de julho.
Na tarde de hoje (01/07), o prefeito Beto Preto visitou o depósito onde os aparelhos estão armazenados e reafirmou seu compromisso de continuar investindo sempre mais na educação municipal. “Ainda essa semana, a prefeitura deve assinar convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de uma escola e uma creche no Residencial Sumatra e nós também já conseguimos, através de permuta, terreno para a construção de escola, creche e posto de saúde no Jardim Interlagos”, adiantou ele.
A Autarquia de Educação trabalha ainda em dois outros processos licitatórios que devem ser concluídos no segundo semestre, para a aquisição de mobiliário novo para as instituições municipais de ensino.