A Autarquia Municipal de Educação repassou, na manhã de hoje (20/02), para as 37 escolas e 23 CMEIs de sua rede, os livros didáticos da Coleção Prosinha, que serão utilizados em 2015 pelos quase 3 mil alunos matriculados na Educação Infantil. Além do material pedagógico, os estabelecimentos também receberam colchonetes, colchões para berços e kits trocador.

Click nos links de áudio acima

As entregas simbólicas foram realizadas no CMEI Sonhos de Esperança, no Parque Bela Vista, e na Escola Municipal Dr. Edson Giacomini, no Núcleo Afonso Alves de Camargo. Entre os materiais pedagógicos e os demais itens, o investimento da AME ultrapassou R$ 275 mil.

Ao todo, foram adquiridos 1.000 exemplares de colchonetes, 250 colchões para berço e 100 kits trocador. Já em relação à Coleção Prosinha são 2.800 unidades, que vão beneficiar alunos com idades entre 3 e 5 anos, sendo 800 do nível 1 (voltado aos alunos do Jardim), 800 do nível 2 (Pré I) e 1.200 do nível 3 (Pré II).

Os livros didáticos Prosinha, da editora Saraiva, foram implantados nas escolas e CMEIs municipais a partir do segundo semestre de 2014. “A coleção foi escolhida por ser a mais adequada ao currículo escolar, estruturado e revitalizado coletivamente pelos professores da rede. O objetivo é facilitar o processo de alfabetização e garantir que os alunos da Educação Infantil tenham uma transição natural para os primeiros anos do Ensino Fundamental”, disse a secretária de educação.

O prefeito Beto Preto destacou a qualidade dos livros. “A Coleção Prosinha é de primeira linha e foi adquirida porque entendemos ser necessário investir na educação desde a sua base, para que nossas crianças tenham mais oportunidades no futuro”, afirmou.

Ele também acrescentou que os colchões e colchonetes trarão mais conforto aos alunos. “Quando eu ganhei a eleição, fui visitar um CMEI e encontrei as crianças dormindo no chão. Os professores municipais fazem o seu máximo, mas eles necessitam de infraestrutura e materiais pedagógicos para trabalhar. Nós estamos buscando resolver todas essas situações que não eram bem cuidadas”, assegurou.

Os investimentos na educação infantil são aprovados pelos pais e familiares das crianças. “Esses livros didáticos são os mesmos de muitas escolas particulares, é ótimo saber que meu filho também terá a oportunidade de utilizá-los”, alegrou-se Luciana Souza, mãe do aluno Kalleb Souza, matriculado no CMEI Sonhos de Esperança.

A mesma opinião é compartilhada pela presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), da Escola Municipal Dr. Edson Giacomini. “Eu acho esse investimento excelente, pois é o que os pais necessitam: livros didáticos, materiais escolares de boa qualidade e uniformes. Muitas famílias não tê condições de comprar”, concluiu.

Publicações Recomendadas