Equipes da Superintendência de Trânsito da Prefeitura de Apucarana iniciaram nesta semana um trabalho de renovação e ampliação da sinalização horizontal de trânsito. Os trabalhos, que vão ser executados em pontos de grande circulação de veículos e pedestres, estiveram concentrados nas imediações do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, região que, além de ponto de passagem a diversos bairros é opção de acesso ao centro para quem chega de Londrina.

O objetivo da prefeitura com a medida é disciplinar a velocidade dos veículos e melhor orientar a travessia dos pedestres. “Esta é uma determinação do prefeito Beto Preto desde que confiou a mim estabelecer mudanças no setor, que é o de dar um basta à velha e retrógrada política da implantação de quebra-molas (lombadas). O que deve prevalecer é a consciência das pessoas e o respeito, tanto por parte dos condutores quanto dos pedestres”, avalia Silnei Bolonheze, superintendente Municipal de Trânsito.

Os locais que serão atendidos fazem parte de um estudo técnico feito pelo município. A pintura, que alerta sobre os limites de velocidade na via, é feita com a aplicação de um gabarito. “Com isto padronizamos as informações (legenda), sempre seguindo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, diz.

Conscientização
– Segundo avaliação da Superintendência Municipal de Trânsito, muito mais que a velocidade, o principal agravante dos acidentes registrados no trânsito de Apucarana envolve a imprudência. “E no caso de acidente todo mundo sai perdendo, principalmente o pedestre que é a parte mais frágil”, considera Bolonheze.

Ele informa que a prefeitura já foi procurada por representantes de clubes de serviço da cidade e nos próximos meses campanhas educativas devem ser deflagradas na cidade. “Aliado aos investimentos em sinalização, semaforização e outras melhorias determinadas pelo prefeito Beto Preto, estamos construindo a cada dia um trânsito mais seguro para todos”, concluiu o superintendente.

Publicações Recomendadas