Com a capacitação de representantes de diversos órgãos públicos, Apucarana deu início nesta sexta-feira (30/05) a um programa permanente de oportunidades, incentivo e preparação de empresas locais para participar das compras públicas. O encontro foi organizado pelo Comitê da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana e ocorreu no salão nobre da Prefeitura. Lançado no Paraná em 2013, a iniciativa já está em desenvolvimento em 13 municípios e em 2014 deverá chegar a outras 19 cidades.

Nesta primeira etapa, o treinamento envolveu representantes de órgãos públicos, como Prefeitura e autarquias municipais, Sesc, Sesi, Senai, Sebrae, Fiep, Copel e Sanepar, além de escolas e universidades, instituições financeiras, corporações militares e entidades de classe. De acordo com Laércio Costa, presidente do comitê e secretário municipal de Indústria e Comércio, a iniciativa visa fortalecer a economia local, incentivando as empresas de Apucarana a participarem dos processos licitatórios. “Com isso, o dinheiro vai girar na cidade e os impostos também serão gerados aqui”, frisa.

Conforme Costa, o comitê possui 9 linhas de ação, entre as quais está o acesso a mercados. “O que pretendemos fazer é o entrelaçamento entre o comprador e os fornecedores, mostrando que não é difícil fornecer para o serviço público”, afirma, observando que um dos objetivos é também acabar com uma imagem negativa que existia. “O setor público compra bem e paga bem. Muitas vezes as empresas de Apucarana acabam nem participando das licitações por acharem que existem muitas restrições e burocracia”, avalia.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Junior Serea, falou na abertura dos trabalhos e colocou a entidade à disposição para contribuir com o sucesso do programa. “Vamos fazer todo o esforço possível através do nosso quadro interno para que a proposta tenha o apoio da iniciativa privada. É um passo importante para garantir mais negócios em Apucarana, gerando mais renda para o nosso comércio e arranjo local”, ressalta.

A palestra técnica desta sexta-feira foi conduzida por José Henrique Martins, consultor do Sebrae. De acordo com ele, o “Compra Apucarana” será desenvolvido em várias etapas e neste momento o foco é a identificação do potencial de compras dos órgãos públicos. “O treinamento também envolverá os fornecedores. Vamos levantar o volume total e por segmento de negócios, as compras que hoje são realizadas fora, as principais modalidades de licitação e o porte dos fornecedores. Também pretendemos disponibilizar um cronograma de licitações e implantar um escritório de negócios, dando o suporte necessário às empresas que queiram aderir ao programa de compras públicas”, assinala.

Publicações Recomendadas