Com a formação de profissionais, terá início nesta quinta-feira (01/10) a primeira etapa do Projeto “Quem ama abraça: bases para o enfrentamento da violência contra a mulher”. A capacitação, que está sendo promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, ocorre às 18h30, no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa.

“Quem ama abraça” é uma iniciativa nacional, promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Instituto Magna Mater e pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Apucarana é o terceiro município do Paraná a aderir à campanha, que tem foco nas escolas e busca mobilizar crianças e adolescentes para o debate e superação das diferentes formas de violência contra as mulheres.

De acordo com Denise Canesin Moisés Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, a implantação de políticas públicas visando promover a igualdade de gênero ainda é um desafio. “Temos também a questão do respeito à diversidade entre mulheres idosas, jovens, adolescentes, afrodescendentes, indígenas e outras categorias”, cita Denise.

Devido a essa complexidade verificada no cotidiano, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família ampliou campanha “Quem ama abraça”, buscando também estabelecer bases para o enfrentamento da violência contra a mulher. “O tempo de duração das ações foi ampliado para dois anos, oferecendo a possibilidade de participação no projeto das escolas municipais, estaduais e particulares, entidades governamentais e não governamentais que desenvolvem programas, projetos ou ações de socialização, convivência comunitária ou fortalecimento de vínculos e ainda a formação dos profissionais e educadoras que aderirem ao projeto”, conta Patrícia Vecchi, diretora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM).

Nas discussões e debates que serão levados para as escolas, por exemplo, cada instituição de ensino receberá kits de materiais, com manual para os educadores, sugestões de atividades, gibis para os alunos e DVDs com clipes musicais da campanha.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família estabeleceu parcerias com Autarquia Municipal de Educação, Unespar/Fecea (curso de serviço social), Faculdade de Apucarana (departamentos de psicologia, biologia e pedagogia), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).

Publicações Recomendadas