A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta segunda-feira (02/03) uma nova etapa do Programa Terra Forte, com foco na fruticultura. Cerca de 20 produtores participaram, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, de uma reunião técnica sobre o cultivo de morango. Em breve, as mudas serão distribuídas aos agricultores inscritos, pois a época indicada para o plantio de morango é o mês de abril.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, o programa de fruticultura está chegando à quinta etapa. “Já distribuímos 14 mil mudas de uva, 2 mil mudas de goiaba, 10 mil mudas de figo e 30 mil mudas de maracujá. As plantas estão em fase de desenvolvimento vegetativo e agora chegou a vez do cultivo do morango”, cita Fonseca.

O encontro desta segunda-feira foi conduzido pelos técnicos agrícolas Antônio Roberto Nogueira e Marco Aurélio Bertasso. “Como a fruticultura é algo diferente em Apucarana, com o qual o agricultor ainda não está acostumado, estamos levando as informações com muito cuidado e critério. A ideia é que o produtor faça o primeiro plantio de morango para adquirir experiência, para depois ir avançando gradualmente”, pondera Antônio Roberto Nogueira.

Ele explica que o morango pode ser cultivado no chão ou em slabs (sacos de polietileno que são preenchidos com substratos para o plantio). A principal vantagem dos slabs é que o sistema permite uma produção mais constante ao longo do ano e facilita o manejo. “Cada produtor vai decidir o que é melhor neste momento, mas a orientação é iniciar o plantio com poucos investimentos, visando à aquisição de experiência”, reforça Nogueira.

Publicações Recomendadas