Reunindo representantes das mais diversas áreas artísticas do município, foi realizada ontem (27) no gabinete do prefeito Beto Preto, a solenidade de implantação do Sistema Municipal de Cultura. A comunidade cultural presente foi conclamada a participar e buscar o envolvimento do meio artístico em que está inserida visando criar na cidade uma nova realidade artístico-cultural.
Click nos links de áudio acima
O primeiro passo prático é envolver a comunidade da área para formação do Conselho Municipal da Cultura, que paralelamente ao Fundo Municipal de Cultura vai cumprir as condições básicas para trazer para o município recursos dos orçamentos das esferas federais e estaduais destinados a cultura, com o município garantindo consequentemente sua contrapartida.
“A participação da comunidade é de extrema importância para compormos o conselho. Já temos a lei elaborada e estamos finalizando os detalhes jurídicos para concretizarmos este objetivo. Eu, como secretária municipal, e o prefeito Beto Preto acreditamos na força da arte para mudar a realidade da comunidade”, afirmou a secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar.
O agente cultural e assessor do município para implantar o Sistema Municipal de Cultura, Rogério Carnasciali, observou que mais de uma centena de municípios do Paraná já estão recebendo recursos públicos nos mesmos moldes do que está sendo almejado em Apucarana. Isso foi possível a partir do momento que se organizaram como estamos fazendo a partir de agora. Isso vai permitir a concretização de projetos culturais, mudando a realidade local neste aspecto”, disse Carnasciali.
A partir da reunião de hoje, serão dados os primeiros passos para formação do Conselho Municipal Cultural, que busca a representação de todas as áreas artísticas. “Esse processo que estamos iniciando aqui hoje é uma valorização da cultura da nossa cidade. Juntos podemos dar força uns aos outros e divulgar essa iniciativa, buscando o maior envolvimento possível de pessoas”, conclamou Benedito Cândido da Silva, que na ocasião representava o campus da Unespar, em Apucarana.
A reunião teve a presença da artista plástica Hiltrud Frisch Carvalho; da professora de piano Mônica Frisch Carvalho; escritor Thiago Zardo, da artista plástica Rosimary Montini; professora de música Lurdinha Correa; professora de literatura Leni Fernandes Zulim; professora de artes Maria Elisa Menegazzo de Souza; do presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências Centro Norte do Paraná, Artur Palu Filho; representantes do Rotary, Lions, SESC, SESI, da Banda Municipal, dos Grafiteiros, entre outros. O prefeito Beto Preto, que estava de viagem a Curitiba a serviço do município, foi representado na reunião pelo secretário de governo, Sérgio Luiz Barroso.