Apucarana iniciou nesta terça-feira (08/07) a implantação de um novo modelo para a poda de árvores em áreas públicas. O objetivo é agilizar os serviços, realizar ações preventivas e atender a demanda represada de pedidos da população, especialmente os laudos de avaliação.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, o novo modelo permitirá organizar melhor as equipes e otimizar o cronograma. A programação de trabalho está sendo planejada visando atender as solicitações específicas da população, como laudos de vistoria, e realizar podas preventivas em locais estratégicos, como avenidas de grande movimento e áreas de lazer.
Outro avanço destacado pelo secretário é o mutirão de avaliação de laudos pendentes, que já reduziu pela metade um passivo de quase dois mil processos herdados da gestão anterior. “Tínhamos pedidos desde 2018 aguardando vistoria. Agora, com esse novo modelo, vamos agilizar os atendimentos e a execução dos laudos”, afirmou Diego Silva.
A primeira ação deste novo modelo aconteceu hoje no entorno do Lago Jaboti, com a poda de galhos que estavam prejudicando a visibilidade, oferecendo riscos na pista de caminhada e prejudicando a iluminação pública.
O contrato firmado pela Prefeitura com empresa especializada foi estruturado por carga horária semanal e não mais por número de árvores podadas. “Antes, o pagamento era feito por quantitativo de serviço, o que dificultava o trabalho preventivo e até o atendimento de situações pontuais. Conforme previsto no novo modelo, a empresa receberá um valor fixo por mês para cumprir 44 horas semanais de serviço” explica o secretário Diego Silva. Segundo ele, o contrato segue critérios de segurança, com caminhões com menos de 10 anos de uso, além de exigir uma quantidade mínima de profissionais que é de nove pessoas, uso de uniformes e equipamentos de proteção. O secretário informa ainda que o contrato foi celebrado com a Nivisa Soluções Ambientais, empresa vencedora da licitação.