O prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinou nesta quarta-feira (25/02) termos de cooperação técnica do Programa Terra Forte, relativos à cessão de mudas frutíferas e insumos para a fertilização do solo. Como o programa está sendo implantado por etapas, de acordo com a época de plantio das espécies, os contratos também estão sendo assinados gradativamente.

Em agosto do ano passado, Beto Preto já havia assinado 32 contratos e nesta quarta-feira homologou mais 34, de um total de 175 produtores que estão inscritos no programa. “São produtores de várias regiões do Município e queremos avançar ainda mais com o programa. Apucarana tem 2.100 propriedades rurais, das quais 1.800 são de agricultores familiares e que se enquadram nos critérios do programa. Vamos investir e trabalhar forte para revigorar ainda mais a nossa agricultura, gerando emprego e renda no campo”, frisa Beto Preto.

O prefeito de Apucarana afirma que o programa é inédito no Paraná, sendo desenvolvido exclusivamente com recursos do próprio Município. “Incluímos no Orçamento deste ano mais R$ 500 mil para dar continuidade ao programa, que surgiu de um pedido feito pelas crianças. Boa parte das frutas vai ficar à disposição dos alunos de escolas e centros municipais de educação infantil. O programa nasceu de um pedido da criançada, evoluiu e certamente vai virar referência”, projeta Beto Preto.

A assinatura dos contratos foi acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, e pelo secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior. Conforme Fonseca, o procedimento está previsto na lei que criou o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apucarana – Terra Forte. “O contrato dá segurança jurídica tanto para o produtor quanto para o Município, que forneceu sem nenhum custo prévio mudas frutíferas, calcário e fosfato natural. Caberá ao produtor, a título de contraprestação, fornecer uma parcela de sua produção que será destinada à merenda escolar e demais projetos sociais do Município”, esclarece.

Fonseca lembra que a Prefeitura adquiriu 1.400 toneladas de calcário (dolomítico e calcítico) e 400 toneladas de fosfato natural. “Já distribuímos 14 mil mudas de uva, 2 mil mudas de goiaba, 10 mil mudas de figo e 30 mil mudas de maracujá. As plantas estão em fase de desenvolvimento vegetativo e, a cada quinze dias, técnicos da Secretaria da Agricultura visitam as propriedades”, observa, lembrando que as próximas etapas vão contemplar as culturas de morango e da banana. “No início do mês de março já iniciaremos a orientação técnica e, na sequência, estaremos fazendo a entrega do restante das mudas”, completa Fonseca.

RELAÇÃO DE CONTRATOS ASSINADOS COM PRODUTORES (2ª etapa)

– Aparecido Roquette

– Adriano dos Reis

– Airton Pinheiro

– Alécio Almeida

– Anésio Sartoreli

– Antônio Andrade Machado

– Antônio Bisca

– Antônio Ramos Filho

– Antônio Sérgio Danas

– Carlos César Bovo

– Denilson Valentin Fornaciari

– Edilson Saponjos

– Edmilson Carlos Grabosque

– Elenice Lourdes Fatobene dos Santos

– Geraldo Gimenez

– João Batista Francischini Filho

– João Carlos Benatati

– José Antônio Pedersoli

– Leandro Francischini

– Lindomar Augusto Ortega

– Márcio Hissau Suguiura

– Mauro Kiniti Sato

– Mauro Andrade Machado

– Maria de Lourdes Miquelão

– Nivaldo Ortega Augusto

– Orlando Bovo

– Orlando Carlos Lorenzini

– Paulo Sérgio Vidotto Pacoal

– Ronaldo Abreu

– Sérgio Aparecido Pascoal

– Humberto Aparecido Strada

– Valdecir Aparecido Chiovetti

– Valdir Roquette

– Valentin Alves Pimenta

– Vanderlei Antônio Mioto

Publicações Recomendadas