O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale) e o Arranjo Produtivo Local do Boné (APL), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, homenagearam 35 colaboradores da indústria do vestuário que se destacaram em suas atividades profissionais no ano de 2025. A cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (5/2), no Cine Teatro Fênix, integrou as comemorações do Dia do Boné, celebrado em 31 de janeiro.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância estratégica do setor para a economia local. “Temos o maior orgulho das nossas indústrias de bonés e confecções, que são as grandes responsáveis por Apucarana ser o município com o menor índice de desemprego no Estado do Paraná. Como prefeito, agradeço a cada empresário e profissional que nos ajuda diariamente a construir o futuro da nossa cidade”, afirmou.

Além do reconhecimento aos profissionais, o prefeito destacou os investimentos da administração municipal na qualificação da mão de obra. “Mantemos parcerias estratégicas com o Sivale, a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Apucarana) e o Sistema S (Sebrae, Senac, Sesi e Sesc). Somente no ano passado, ofertamos mais de 1.100 vagas em cursos de formação profissional em diversas áreas. Em 2026, nossa meta é disponibilizar mais duas mil novas vagas. Uma parte significativa dos cursos é voltada à capacitação para o segmento da confecção. Além disso, na semana passada, lançamos o Programa Bolsa para o Futuro, que oferecerá bolsas integrais a 36 jovens para cursarem o Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Colégio Sesi”, declarou.

O presidente do APL, empresário Jayme Leonel, reforçou a força da cadeia produtiva do vestuário e o reconhecimento aos trabalhadores. “Apucarana é a cidade que mais produz peças e que gera o maior número de empregos formais na área do vestuário. Temos um contingente enorme de pessoas que trabalham neste segmento e merecem ser reconhecidas e valorizadas. Os profissionais homenageados foram escolhidos pelos próprios colegas de trabalho”, ressaltou.

Representando o Sivale, Elizabete Ardigo explicou a origem da data comemorativa. “O Dia do Boné é celebrado em 31 de janeiro porque foi nessa data que a primeira indústria de boné foi registrada em Apucarana. Estamos homenageando colaboradores que nos ajudam a enfrentar os desafios do dia a dia. Eles transformam matéria-prima em produtos de alta qualidade, enviados para todo o Brasil e também para o exterior. Isso faz Apucarana se destacar”, pontuou.

“O Dia do Boné foi idealizado justamente para que a gente pudesse ter uma data para reconhecer os trabalhadores e mostrar a importância do setor para a economia da cidade. Nós ficamos muito felizes de participar de momentos como esse,” disse o consultor do Sebrae, Tiago Cunha.

Presenças – Também participaram da cerimônia os vereadores Moisés Tavares e Guilherme Livoti; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo; o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leyroz; a vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Carmen Lúcia Izquierdo Martins, e o presidente da ACIA Elio Pinto.

Publicações Recomendadas