A Prefeitura de Apucarana concluiu nesta terça-feira (27/05) a preparação dos viveiros do bosque municipal para proteger os animais dos efeitos do frio e do vento. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), incluiu a instalação de cortinas plásticas nos espaços. “Com a chegada do inverno, os animais buscam abrigo e locais onde possam se aquecer. As aves menores, como periquitos e canários, são particularmente sensíveis ao clima frio”, explica Diego da Silva, secretário da Sema.
Ele relata que na segunda-feira a Defesa Civil emitiu alerta de fortes chuvas previstas para esta quarta-feira (28/05), seguidas de um período de frio intenso. “Diante da previsão e já pensando na chegada do inverno, antecipamos esse procedimento, necessário para o bem estar dos animais”, reforça o secretário.
O prefeito Rodolfo Mota destaca a preocupação da administração com o bem-estar dos animais. “As cortinas criam um ambiente mais estável nos dias frios, garantindo que todos os animais fiquem seguros e aquecidos”, afirma o prefeito, ressaltando outros cuidados da gestão com o local. “Desde o início do mandato, determinamos uma primeira etapa de revitalização do Bosque com limpeza, manutenção geral e pintura. Agora, estamos elaborando um projeto para revitalização também dos viveiros, como parte das ações dos “100 Dias de Futuro”, além da aquisição de novos brinquedos para a área infantil”, informa.
O bosque – Localizado na Rua João Antônio Braga Cortês, nº 523, no Jardim São Pedro, o Bosque Municipal Mercedes da Silva Moreno é um refúgio verde no perímetro urbano de Apucarana. Bastante frequentado pela população e por escolas, como espaço de educação ambiental, abriga coelhos, perus, faisões, pavões, calopsitas, macacos-prego e galinhas exóticas.