Por contar com estrutura física e de pessoal adequados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe com frequência pássaros apreendidos pela Força Verde. Nesta segunda-feira (22 de julho), chegaram mais 9 aves e que estão sob a observação dos biólogos apucaranenses. Após avaliação, triagem e quarentena, os pássaros voltarão para a natureza ou farão parte do acervo do Bosque Municipal.
Conforme Éwerton Pires, superintendente de Meio Ambiente na Prefeitura de Apucarana, a Força Verde repassou um papagaio verdadeiro, um periquito amazonense, dois trinca-ferros, um sabiá e quatro coleirinhas papa capim. “As aves, apreendidas na região de Londrina, foram trazidas pelo sargento Guimarães e pelo soldado Onofre. Recebemos com frequência pássaros da região de Londrina, Arapongas e do Vale do Ivaí”, conta.
Pires afirma que, de acordo com avaliação inicial, a tendência é que duas das aves recebidas deverão permanecer no Bosque Municipal, espaço onde elas são acompanhadas e passam a quarentena. “O papagaio já está muito domesticado e seria uma presa fácil, enquanto o periquito amazonense não é daqui. Já os demais, passado o período de observação, deverão ser soltos numa das unidades de Conservação existentes em Apucarana, que pode ser o Parque da Raposa ou a Colônia Mineira”, observa.
BOSQUE MUNICIPAL – Localizado na região central de Apucarana, o Bosque Municipal conta com uma área verde de 24 mil metros quadrados. Além de árvores nativas e exóticas, o espaço conta com diversos viveiros e que foram reestruturados neste ano, abrigando cerca de 230 animais (aves, répteis e primatas). O Bosque Municipal está autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo bastante frequentado, especialmente por estudantes.