A Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana deu início nesta semana ao plantio de 350 mudas de 10 diferentes espécies de árvores nativas em área de preservação permanente localizada junto ao Córrego Jurema, na ligação entre o Jardim Gramado e o Núcleo Habitacional Papa João Paulo I.
O serviço deve ser concluído na sexta-feira (15/08) e é um compromisso que deveria ter sido realizado pela administração que governou o município até 2012. Segundo lembra o secretário da pasta, Éwerton Pires, a obra de drenagem e asfaltamento que possibilitou a interligação das comunidades foi autorizada pelo Instituto de Ambiental do Paraná (IAP) mediante a promoção da recomposição florestal.
“Este plantio deveria ocorrer logo depois da finalização da obra, em 2012, mas não foi isto que aconteceu, o outro gestor simplesmente não cumpriu com o acordo, recaindo esta obrigação agora sobre a atual gestão municipal, que foi notificada pelo IAP para providências dentro do prazo de 30 dias”, explica Pires.
No documento endereçado ao atual prefeito, o Instituto reconheceu que o compromisso foi assumido pela gestão anterior e ainda não havia sido informado ao novo secretário de Meio Ambiente. “Na época, o Município informou que 24 árvores seriam cortadas e se comprometeu em plantar 330 mudas. O IAP emitiu a licença em julho de 2012, estabelecendo prazo de seis meses para que o termo fosse cumprido, o que acabou não acontecendo”, lamenta Pires.
A limpeza da área e preparo do solo aconteceu nesta segunda e terça-feira. “Nesta quarta, quinta e sexta-feira vamos promover o plantio”, explica o secretário. De acordo com ele, os trabalhos têm parceria da Secretaria de Serviços Públicos. “Além de corrigir uma pendência de outro governo, vamos plantar 350 mudas ao invés de 330”, finaliza Pires.