Apucarana está desenvolvendo, de maneira democrática e participativa, o seu Plano Municipal de Saúde (PMS) para o período de 2026 a 2029. Todos os servidores da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) estão tendo a oportunidade de apresentar sugestões e propostas, com o intuito de criar um documento que reflita a realidade local, levando em conta as necessidades da população e os recursos disponíveis.

O PMS é um instrumento essencial de planejamento estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelece as prioridades, os objetivos, as diretrizes e as metas para as ações de saúde no município. Ele é sempre elaborado no primeiro ano de cada gestão municipal e tem validade de quatro anos.

Entre os dias 8 e 10 de setembro, profissionais das áreas de Urgência e Emergência, Centro Infantil, Escola da Gestante, Serviço Social, Centro de Dermatologia, Laboratório Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Odontologia, Fisioterapia e do Núcleo de Atenção, Testagem e Tratamento de Apucarana (NATTA) participaram das reuniões de discussão do Plano Municipal de Saúde. De 15 a 19 de setembro, será a vez das equipes de Vigilância em Saúde e Finanças apresentarem suas contribuições para a elaboração do documento.

A superintendente administrativa da AMS, Stela Maris Santini, destacou a importância do processo participativo e ressaltou a receptividade dos servidores. “Os participantes têm expressado de maneira positiva o quanto é gratificante serem ouvidos e valorizados pela gestão. Esse espaço de discussão permite que o plano de saúde esteja mais próximo da realidade dos territórios e das necessidades da população”, afirmou.

Publicações Recomendadas