Regiane Fonini e Jean Carlos Carvalho Cardoso, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Brasília, visitaram ontem escolas da rede municipal de Apucarana, para avaliar a qualidade da merenda escolar. Eles vieram para aferir a qualidade da alimentação servida às crianças, como parte da avaliação do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
“Conversamos com muitas crianças e sentimos que todas estão muito felizes com a variedade e qualidade da merenda escolar servida em Apucarana”, informou Regiane Fonini. “Nas escolas pudemos perceber que as crianças preferem a merenda escolar, em relação à alimentação de suas casas”, emendou Jean Carlos Cardoso.
Os técnicos do FNDE almoçaram na Escola Municipal Édson Jacomini e também aprovaram o cardápio. “A comida é saborosa e observamos o carinho e a dedicação das merendeiras no preparo de tudo”, acrescentou Regiani.
No final da tarde, após o término da vistoria realizada na cidade, Regiani e Jean Carlos visitaram o prefeito Beto Preto e informaram a ele que Apucarana é a única cidade do Paraná, selecionada entre os 54 finalistas de todo o Brasil, no Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
Quase 20% dos municípios brasileiros inscreveram-se, neste ano, no Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero. O certame, lançado em 2004, tem por objetivo destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Além de destacar a atuação dos prefeitos, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar tem por objetivo disseminar estas boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores”, explicou Jean Carlos Carvalho Cardoso.
O processo de avaliação dos municípios dura cerca de oito meses e são considerados quatro grandes principais: desempenho administrativo-financeiro, eficiência nutricional, participação social e desenvolvimento local. Cursos de capacitação e ações da prefeitura para melhorar a atuação das merendeiras nas escolas também são considerados.
Satisfeito pela avaliação positiva da merenda escolar de Apucarana, o prefeito Beto Preto, disse aos técnicos do FNDE que, desde o início do ano vem investindo para incrementar a alimentação escolar. “Detectamos problemas no setor, mas conseguimos corrigir tudo e, com a criação de um softer para gerenciamento e reposição de mercadorias, estamos obtendo bons resultados”, avaliou o prefeito.
Ele lembrou ainda que a introdução de novos produtos na merenda, como bebida láctea e sucrilhos, entre outros, também agradou bastante as crianças. “Os méritos dessa boa avaliação da nossa merenda escolar devem ser dirigidos às nossas professoras, zeladoras e merendeiras, além da nossa equipe da merenda escolar, que fazem tudo com muito amor”, afirmou Beto Preto.