Ao promover educação inclusiva nas escolas, o município de Apucarana foi premiado na 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná, em solenidade ocorrida nesta terça-feira (21/10), na Assembleia Legislativa do Estado. O prefeito Rodolfo Mota, recebeu o troféu e o Certificado de Reconhecimento durante a cerimônia. Promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindafep), a premiação reconhece iniciativas inovadoras e com impacto positivo na administração pública municipal.
O município foi agraciado com o prêmio pelo projeto “Libras nas Escolas”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação. A iniciativa garante que todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, surdos e ouvintes, aprendam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a inclusão e o respeito à diversidade linguística no ambiente escolar.
“Nós não desenvolvemos projetos pensando na premiação e sim na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Quero agradecer especialmente à secretária de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, e a toda a equipe da Autarquia Municipal de Educação. Somos referência em muitas ações e seguimos firmes no compromisso de superar os desafios com responsabilidade e inovação”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota.
Nesta edição, 137 projetos de 45 municípios paranaenses foram inscritos. Destes, 35 foram selecionados pela comissão julgadora como os mais relevantes, tendo como tema central “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”.
Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Donato, a premiação reconhece um trabalho construído com dedicação e foco na inclusão. “O projeto ‘Libras nas Escolas’ demonstra o compromisso da rede municipal com a valorização da pessoa surda e a promoção de um ambiente escolar mais acessível e igualitário”, destacou.
O Prêmio Gestor Público Paraná valoriza ações de excelência na gestão pública municipal, estimulando boas práticas que possam ser replicadas em outras regiões do Estado.