Apucarana alcançou um marco importante no apoio aos pequenos negócios: ficou em 9º lugar no ranking estadual de liberação de microcrédito no primeiro semestre de 2025. O levantamento do Sebrae, em parceria com a Fomento Paraná, mostra que o município liberou mais de R$ 600 mil em crédito no período de janeiro a junho.
O prefeito Rodolfo Mota destaca que quase 60% desses recursos foram destinados a mulheres empreendedoras. “O microcrédito vai além do recurso financeiro. É a oportunidade para que famílias toquem seus projetos, gerem emprego, renda e movimentem a economia local”, reforçou.
Os dados foram apresentados ao secretário de Indústria e Comércio, Emerson Toledo, pelo consultor e responsável pelo Sebrae em Apucarana, Tiago Cunha. A reunião contou ainda com a presença do gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz.
O secretário Toledo frisa que o resultado é fruto do trabalho da Sala do Empreendedor e dos agentes de crédito municipais. Segundo ele, os números refletem a eficiência das parcerias com o Sebrae e a Fomento Paraná, além do ambiente de negócios impulsionado pelo ecossistema de inovação Conecta Apucarana.
Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador, destaca a importância das parcerias e do trabalho integrado entre os setores, visando ampliar o acesso ao crédito, a expansão dos negócios e a geração de empregos.
O consultor e responsável pelo Sebrae em Apucarana, Tiago Cunha, explica que os relatórios são compilados a cada três meses. Tiago informou que o ranking é a somatória dos dois primeiros trimestres do ano e integra as ações do Programa Sebrae Mais Finanças, que capacita agentes de crédito e oferece consultorias para que os empreendedores possam acessar os recursos.
REFERÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO – Os relatórios elaborados também fazem uma análise da posição dos municípios por região do Estado. Na regional Norte, que engloba 92 municípios, Apucarana também ocupa posição de destaque.
O secretário de Indústria e Comércio avalia que a capacitação, orientação e crédito acessível geram negócios mais sólidos e sustentáveis. Toledo afirma ainda que todo esse trabalho realizado coloca Apucarana como referência em empreendedorismo no interior do Estado.